Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Química ( DCN14762 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno será capaz de refletir sobre a experimentação de forma a tornar viável sua realização no ensino médio. Desenvolver e aplicar um projeto de extensão que contribua para o aperfeiçoamento do Ensino de Química experimental no nível médio. Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de Ensino de Química. Ter habilidades que capacitem o licenciando para a preparação e desenvolvimento de experimentos na educação básica.

Ementa
Processos investigativos por meio da observação, intervenção e análise crítico-reflexiva da ação docente. Adaptação de experimentos alternativos e de baixo custo para o ensino médio. Desenvolvimento e aplicação de ações extensionistas direcionados para o ensino da química experimental. O papel da experimentação para a formação do aluno cidadão. Tipos de experimentação aplicáveis na educação básica. O papel da experimentação no ensino de química: possibilidades, justificativa e limitações com relação à aprendizagem.

Bibliografia
1. SANTOS, W. L. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 2000. 2 . CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2009. 3. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2003.

Bibliografia Complementar
1. MANSUR, O. C.; MORETTO, R. Aprendendo a ensinar . São Paulo-SP: Elevação, 2000. 2. FERNANDES, M. L. M. O ensino de química e o cotidiano . Curitiba: Ibpex, 2007. 3. CRUZ, R.; GALHARDO FILHO, E. Experimentos de química: em microescala, com materiais de baixo custo e do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Liv. da Física, 2009. 4. DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Editora Cortez, 2003. 5. BESSLER, K. E.; NEDER, A. V. F. Química em Tubos de Ensaio: Uma abordagem para principiantes. 3. ed. São Paulo-SP: Blucher, 2018. 6. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.
Carregando...