Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Prática de Ensino II ( DCN14751 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao final da disciplina, o aluno será capaz de identificar os principais aspectos relacionados ao laboratório de química, seus riscos e técnicas básicas de desenvolvimento de experimentos. Elaborar práticas relacionadas aos conteúdos de Química para serem aplicadas na educação básica. Utilizar aulas práticas para construir e relacionar conceitos, bem como para abordar os conhecimentos do ensino de química geral. Desenvolver atividades extensionistas que contribuam para o ensino de conteúdos relacionados à Química geral no nível médio.

Ementa
Iniciação ao laboratório de química e sua utilização na educação básica. Princípios básicos de segurança em laboratórios de química. Reconhecimento de vidrarias e equipamentos básicos do laboratório. Observação e interpretação de Fenômenos Químicos através da realização de experimentos simples. Introdução aos elementos científicos e construção da perspectiva extensionista. Atividades experimentais presenciais e virtuais para o ensino dos conteúdos de química geral na educação básica. Elaboração de projetos de extensão para construção e/ou montagem de Kits para realização de experimentos sobre os conteúdos de química geral e sua aplicação nas escolas de ensino médio.

Bibliografia
1. MAIA, D. Iniciação no laboratório de química. São Paulo: Átomo e Alínea, 2015. 2. ALMEIDA, M. F. C. Boas práticas de Laboratório. São Caetano do Sul-SP: Editora Difusão, 2009. 3. BESSLER, K. E.; NEDER, A. V. F. Química em Tubos de Ensaio: Uma abordagem para principiantes. 3. ed. São Paulo-SP: Blucher, 2018.

Bibliografia Complementar
1. ATKINS, P., JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 2. CIENFUEGOS, F. Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2001. 3. BOTTECCHIA, O. L. Teoria no Laboratório de Química. São Paulo-SP: Livraria da Física, 20174. BROWN, T. L.; LEMAY, E. H.; BRUCE, B. Química a Ciência Central. 9.ed., São Paulo: Pearson Education, 2005. 5. POSTMAN, J. M.; ROBERTS JR, J. L.; HOLLENBERG, J. L. Química no laboratório. 5. ed. Barueri-SP: Manole, 2009. 6. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.
Carregando...