Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Prática de Ensino I ( DCN14747 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir os objetivos do Ensino de Química no nível básico visando à formação do cidadão. Desenvolver a capacidade de análise das dificuldades cognitivas dos estudantes do Ensino Básico no aprendizado de conceitos químicos. Desenvolver o pensamento crítico e científico para a prática do ensino de química. Conhecer os documentos oficiais que orientam o ensino de Química. Desenvolver a capacidade de avaliar e indicar bibliografia para o Ensino de Química no nível médio. Orientações e ações para a educação das relações étnicos-raciais, História Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Ementa
Conhecendo a Química e sua importância. A química no desenvolvimento sustentável. Função social do ensino de química. A linguagem do ensino química para promoção de uma Aprendizagem Significativa. Relações entre os documentos oficiais e o ensino de Química. Dificuldade de aprendizagem de conceitos básicos de química, origens e consequências para o ensino. Ética profissional e educação das relações étnico-raciais, História e Cultura afrobrasileira. Reflexão sobre o papel do livro didático no ensino de química e análise da dinâmica de sua utilização em sala de aula.

Bibliografia
1. CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. Piracicaba, SP: Papirus, 2011. 2. ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2007. 3. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a Cidadania. 3.ed, Ijuí: UNIJUI, 2003. 4. CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A. F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino das ciências como Compromisso Científico e Social: Os caminhos que percorremos. São Paulo-SP: Cortez, 2012. 5. CORENZA, J. A. Formação Inicial de Professores:Conversas Sobre Relações Raciais e Educação. São Paulo-SP: Appris, 2018.6. MARÇAL, J. A.; LIMA, S. M. A. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Bibliografia Complementar
1. URSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2.ed. São Paulo-SP: Cortez, 2001. 2. FERNANDES, Maria Luiza Machado. O ensino de química e o cotidiano. Curitiba: Ibpex, 2007. 3. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 4. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química – Assessoria Pedagógica, São Paulo-SP:Scipione, 2015. 5. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 6. BACKES, J. L.; PAVAN, R. Relações étnico-Raciais, Gênero e Desigualdade Social na Educação Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2016.7. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.
Carregando...