Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
LABORATÓRIO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA ( COS04848 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
1

Objetivos
Geral: Aplicar técnicas e estratégias de assessoria de imprensa visando estabelecer canais de comunicação entre o assessorado, os meios de comunicação e os profissionais de imprensa.Específicos:• Aplicar das técnicas tradicionais de assessoria de imprensa;• Desenvolver estratégias e técnicas de auditoria de imagem;• Desenvolver plano de comunicação.

Ementa
Ações tradicionais de Assessoria de Imprensa; Auditoria de imagem; Plano de comunicação

Bibliografia
1. BARBEIRO, Heródoto. Mídia Training: como usar a imprensa a seu favor. São Paulo:Saraiva, 2008. 2.BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial. Teoria e pesquisa. Barueri, SP.Manole, 2003. 3.DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Teoria eTécnica. São Paulo: Editora Atlas, 2002. 4.FENAJ. ASSESSORIA DE IMPRENSA. O Papel do Assessor – Federação Nacional deJornalistas, vários autores, Brasília: 1996. 5. ______. Manual de Assessoria de Comunicação - 2007 - Federação Nacional deJornalistas. 4ª edição revista e ampliada. Brasília, 2007. 6. MAFEI, Maristela. Assessoria de Imprensa – como se relacionar com a mídia. 3ª ed.São Paulo: Contexto: 2007. 7. SILVA, Aleidiano Sabino da. A auditoria de imagem como instrumento de mensuração eavaliação da imagem(s) da organização construída pela mídia. Trabalho publicado no XICongresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste / Relações Públicas eComunicação Organizacional 2009. Disponível em:http://www.portcom.intercom.org.br/navegacaoDetalhe.php?option=trabalho&id=29935>.Acesso em 19 de maio de 2013.

Bibliografia Complementar
1. BANCO DO BRASIL. A mídia e a construção da imagem empresarial: bases para orelacionamento do Banco do Brasil com a imprensa. Coordenação: Estratégia,Marketing e Comunicação. Brasília: Banco do Brasil, 2001. 2. CASSIANO, Ângela; SMANIOTTO, Suze. 20 Anos de Boas Notícias. Práticas deAssessoria de Imprensa. São Paulo: Sá Editora, 2002. 3. CHAMPI JR., Afonso; BARBOSA, Djalma G. Diário de uma crise. Lições do casoParmalat. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. 4. CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa – como fazer. São Paulo: Summus Editorial,2003. 5. CORRADO, Frank. A força da comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994. 6. DOTY, Dorothy I. Divulgação Jornalística & Relações Públicas. 5ª edição, São Paulo:Cultura Ed.Associados, 1999. 7. KOPLIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz A – Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 2ª ed.Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000. 8. KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominarmercados. São Paulo: Futura, 1999. 9. LARA, Maurício. As Sete Portas da Comunicação Pública. Belo Horizonte: Gutenberg,2003. 10. LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual de Assessoria de Imprensa.Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2002. 11. NASSAR, Paulo & FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial? ColeçãoPrimeiros Passos. S.Paulo: Brasiliense, 1995. 12. VALENTE, Célia & NORI, Walter. Portas Abertas. São Paulo: Best Seller, 1990.
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