Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTUDOS DE MERCADO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS, PROJETOS E PRODUTOS DE COMUNICAÇÃO ( COS04845 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Geral: Ter conhecimento denso acerca do sistema capitalístico contemporâneo, assim como do negócio dacomunicação, seu funcionamento e seu papel na vida socioeconômica e político-cultural atual. Específico:Constituir saber alentado sobre a constituição de novos empreendimentos, produtos e mercados emcomunicação.

Ementa
Conhecimento global do funcionamento do sistema empresarial. A empresa de comunicação: conhecimento dopapel de empresa de comunicação na vida econômica. As principais funções administrativas de uma empresajornalística. Organização, planejamento, controle e direção de empresas jornalísticas. Constituição de novosempreendimentos em comunicação. Desenvolvimento de produto; interação com o mercado: como conhecerseus desejos, antecipar-se às necessidades e criar necessidades. O marketing para novos produtos e novosmercados.

Bibliografia
MARTINUZZO, José Antonio. Os Públicos Justificam os Meios – Mídias customizadas e comunicaçãoorganizacional na economia da atenção. São Paulo: Summus, 2014. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000. SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Bibliografia Complementar
ANDERSON, Chris. A cauda longa. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2006. ARGENTI, Paul. Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. BARBER, Benjamin R. Consumido. Rio de Janeiro; Record, 2009. BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de Negócios para Empreendimentos Inovadores. São Paulo: Atlas2009. CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio Janeiro: FGV, 2007. CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2015.___. Redes de Indignação e Esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. COVALESKI, Rogério. Publicidade híbrida. Curitiba: Maxi Editora, 2010. DOCTOR, Ken. Newsonomics. São Paulo: Cultrix, 2011. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. São Paulo: Campus, 2008 JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.___. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. LENZI, Fernando. Nova Geração de Empreendedores: Guia para elaboração de plano de negócios. SãoPaulo: Atlas, 2009. LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas. São Paulo: Manole, 2004. MARTINUZZO, José Antonio. Seis Questões Fundamentais da Comunicação Organizacional Estratégica emRede. Rio de Janeiro: Mauad, 2013.___. Seis Questões Fundamentais da Assessoria de Imprensa Estratégica em Rede. Rio de Janeiro: Mauad,2013. MENDES, Jerônimo. Manual do Empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo:Atlas 2009. MORAES, Denis de (org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.___. Mutações do Visível. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.___. Vozes Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Mauad, 2011.___. Mídia, Poder e Contrapoder. Rio de Janeiro: Boitempo, 2013. PRADO, Magali. Webjornalismo. Rio de Janeiro, LTC, 2011. PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto alegre: Sulina, 2013. PROULX, Mike. Social TV. New Jersey: Wiley, 2012. RAMAL, Silvina. Como transformar seu talento em um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo. São Paulo: Publisher Brasil, 2012. REED, Jon. Marketing Online. São Paulo: Lafonte, 2012.SAFKO, Lon, BRAKE, David K. A Bíblia da Mídia Social. São Paulo: Blucher, 2010. SAQUET, Marcos Aurelio. Por uma geografia das territorialidades e das temporalidades. Rio de Janeiro:Consequência, 2015. SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação. São Paulo: Atlas, 2009. TRIGUEIRO, André et al. Manual de Comunicação e Meio Ambiente. São Paulo: Peirópolis, 2004. TÜRCKE, Christoph. Sociedade Excitada. Campinas: Unicamp, 2010. WOLFF, Michael. Televisão é a nova televisão. São Paulo: Globo, 2015. WOLTON, Dominique. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010. YATES, Jonathan. Empreender em 100 lições. São Paulo: Gente, 2010.
Carregando...