Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
SEMIÓTICA E COMUNICAÇÃO ( COS04831 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Saber fazer análises semióticas de textos (verbais, visuais, audiovisuais, interativos) em diferentes plataformas expressivas; 2) Conhecer as principais correntes teóricas da semiótica; 3) Conhecer os conceitos e métodos de análise das escolas: Discursiva, Peirceana e Cultura; 4) Saber fazer análises semióticas de textos publicitários e jornalísticos e demais gêneros discursivos em diferentes plataformas de mídia.

Ementa
Introdução à Semiótica. Principais vertentes semióticas e seus autores. Principais conceitos em semiótica. Teoria geral dos signos. Pragmática, Retórica e Discurso. Semiótica e comunicação social; semiótica e mídia.

Bibliografia
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4a. ed. São Paulo: Ática, 2002. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15a. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Contexto, 2011. OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004. RAMALDES, Maria Dalva. Sintaxe visual: aplicações semióticas. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2010. SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 8a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990. SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson Learning, 2002. VELHO, A. P. M. A semiótica da cultura: apontamentos para uma metodologia de análise da comunicação.  Rev. Estud. Comun ., Curitiba, v. 10, n. 23, p. 249-257, set./dez. 2009.

Bibliografia Complementar
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2a. ed. São Paulo, SP: Ática, 2005. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platao. Para entender o texto: leitura e redação. 2a. ed. São Paulo: Ática, 1991. PIROLA; Maria Nazareth Bis; SOUZA, Flávia Mayer dos Santos. Marcas de um tempo: entre paisagens, cidades, publicidade e consumo. In: DADALTO, Maria Gorete; REBOUÇAS, Moema Martins. Modos de ser professor de arte na contemporaneidade. Vitória: EDUFES, 2017. REBOUÇAS, Moema Lúcia Martins. O discurso modernista da pintura. Lorena, SP: Centro Cultural Teresa D'Avila; 2003. SILVEIRA, Vanessa Rozan. Uma luz sobre São Paulo: uma análise do edifício e da antena da Gazeta. In: Oliveira, Ana Cláudia. Sentido e Interação nas práticas: comunicação, consumo, educação e urbanidade. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016. SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2011.
Carregando...