Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Tradução e Interpretação em espaços educacionais ( LET11896 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
• Efetuar pesquisas sobre os aspectos legais e éticos que envolvem a atuação do TILS em contextos educacionais; • Fomentar a discussão acerca da atuação do tradutor/ intérprete de língua de sinais em contextos educacionais; • Saber produzir e identificar estratégias de tradução/interpretação que auxiliem a atuação do TILS no espaço escolar.

Ementa
Discussão e debates referentes à atuação do tradutor-intérprete de Língua de Sinais em espaços educacionais. Contextos e Fundamentos educacionais.  A constituição do intérprete educacional.

Bibliografia
GOES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. A significação nos espaços educacionais : interação social e subjetivação. Campinas, SP: Papirus, 1997. MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Educação de Surdos no paradoxo da inclusão com intérprete de língua de sinais: Relações de poder e (Re)criações do sujeito . Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em educação, Universidade Estadual de Campinas, 2008. LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa . Intérprete de LIBRAS: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental.. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009 .  

Bibliografia Complementar
LEITE, Emeli Marques C. Os papéis do intérprete de Libras na sala de aula inclusiva . Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2005. LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e Identidade: Um Olhar Crítico sobre a Atuação do(a) Intérprete de Língua de Sinais na Educação Superior . 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília. PEREIRA, M. C. P.. A Formação e a Profissionalização do Intérprete de Libras . Revista da Feneis. Rio de Janeiro: 2003 QUADROS, Ronice Muller de. O tradutor-intérprete de língua de sinais brasileira . Brasília: MEC, 2002. TUXI, Patrícia. A atuação do intérprete educacional no ensino fundamental . Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2009.
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