Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estudos Literários I ( LET11803 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
• Proporcionar o entendimento da função da literatura como expressão, questionamento e projeção da realidade nacional e global, fornecendo um panorama dos principais escritores e obras da Literatura Brasileira e Portuguesa. • Discutir os períodos e obras literárias desde as origens a contemporaneidade, enfatizando a repercussão em Portugal e no Brasil. • Apresentar alguns aspectos da tradição crítica portuguesa e brasileira e uma perspectiva sobre as transformações históricas e sociais ocorridas no período. • Busca-se possibilitar ao aluno o contato com uma vertente específica dos diferentes gêneros construídos diacronicamente e sincronicamente, bem como com a discussão teórica e crítica acerca da sociedade em seus tempos. • Tencionar e ampliar o conhecimento teórico do aluno, visando ao desenvolvimento de suas habilidades analíticas no trabalho com o texto literário. • Conhecer diferentes gêneros literários (prosa, poesia, teatro) que o subsidiarão durante a disciplina de Libras e produção literária. • Vivenciar práticas reflexivas para novas propostas para a tradução e interpretação em textos e contextos literários e artísticos, por meio dos exemplos de textos expostos nas aulas presenciais e em recursos audiovisuais.

Ementa
Estudo teórico e comparativo de questões relativas aos vários períodos literários ocidentais, em especial aqueles que repercutiram em Portugal e no Brasil, abordados tanto em perspectiva diacrônica quanto sincrônica.

Bibliografia
BOSI, A. História concisa da literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. CARVALHAL, T.F. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006. CÂNDIDO, Antonio. Presença da Literatura Brasileira. Rio de janeiro: Difel, 1976.

Bibliografia Complementar
BOSI, A.O ser e o tempo da poesia. 6º ed. São Paulo: Companhia das Letras,2000. COMPAGNON, A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Pires Barreto & Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: UFMG, 2001. MOURÃO, C. H. Literatura Surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. PORTO, S. B. N. De poesia, muitas vozes, alguns sinais: vivências e descobertas na apreciação e leitura de poemas por surdos. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2007. SODRÉ, N. W. Síntese de história da Cultura Brasileira. 8 eds., Civilização Brasileira, 1994.
Carregando...