Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fonomorfologia ( LET11800 )
Unidade:
Departamento de Linguas e Letras
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 Introduzir questões fundamentais da fonética, da fonologia e da morfologia da língua de sinais, objetivando um correto desempenho na expressão sinalizada.  Conceituar os cinco parâmetros linguísticos como saberes de especificações estruturais linguísticas de uma língua de canal visual, espacial e gestual.  Apresentar a formação dos sinais a partir dos estudos fonológicos e morfológicos da Língua de Sinais.

Ementa
 Introdução aos princípios gerais da Fonética Articulatória. Relação entre fonética e fonologia em Línguas de Sinais. Introdução às premissas da descrição e análise fonológica. Processos fonológicos básicos. As palavras e sua estrutura. Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica em Línguas de Sinais.

Bibliografia
BASÍLIO M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. CALLOU, Dinah; LEITE, Yone. Iniciação à fonética e fonologia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993. FERREIRA, L.B. Por uma gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro: 1995.

Bibliografia Complementar
BERNARDINO, Elidéa Lúcia. Absurdo ou Lógica. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1995. FELIPE, T. Os processos de formação de palavras na Libras. ETD. Educação Temática Digital, v. 7, p. 200-217, 2006. QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004. STROBEL, Karin Lilian; FERNANDES, Sueli. Aspectos lingüísticos da LIBRAS . Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Especial. Curitiba: SEED/SUED/DEE.1998.
Carregando...