Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Farmacotécnica I ( DFN10178 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1) Reconhecer as características do fármaco e da população a que se destina o medicamento; 2) selecionar a melhorforma farmacêutica e os componentes a serem utilizados na preparação de cada uma; 3) compreender que, a formafarmacêutica, a técnica de preparo, a estabilidade da preparação e o tipo e quantidade de excipientes utilizados irãoinfluenciar na biodisponibilidade dos fármacos e, consequentemente, na ação terapêutica esperada; 4) realizarcálculos farmacêuticos; 5) selecionar as operações unitárias a serem utilizadas na manipulação de cada formafarmacêutica; 6) reconhecer os fatores que influenciam na estabilidade das preparações farmacêuticas; 7) prepararformas farmacêuticas líquidas.

Ementa
A Farmacotécnica I é a disciplina do grupo das Ciências Farmacêuticas na qual o aluno aprende as técnicas depreparação, conservação, estabilização e acondicionamento de medicamentos e cosméticos. Auxiliada peladisciplina Físico-Química, direcionada para a área Farmacêutica, a Farmacotécnica I inicia o aluno no aprendizadoacerca do delineamento das Formas Farmacêuticas, bem como dos fatores que determinam a estabilidade e abiodisponibilidade dos fármacos a partir das mesmas. A disciplina fornece subsídios para a Farmacotécnica 11,Tecnologia de Cosméticos e Tecnologia Farmacêutica.

Bibliografia
1. Gennaro, A. R. 2004. Remington: A Ciência e a Prática da Farmácia. 20ª ed. Guanabara Koogan: Rio deJaneiro.2. Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira. 2011. 2ª ed. ANVISA: Brasília. [Disponível on fine].3. Farmacopeia Brasileira. 5ª ed. Brasília: ANVISA. 2010. V 1 e V 2. [Disponível on fine].

Bibliografia Complementar
4. Netz, P.A.; González Ortega, G. 2005. Fundamentos de físico-química: uma abordagem conceitual para asciências farmacêuticas. Porto Alegre: Artmed.5. Allen, L. V., Popovich, N. G., Ansel, H. C. 2007. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos.8ª ed. Artmed: Porto Alegre.6. Thompson, J. E.2009. A Prática Farmacêutica na Manipulação de Medicamentos. Artmed: Porto Alegre.7. Villanova, J. E., Sá, V. R. 2009. Excipientes - Guia Prático para Padronização: Formas Farmacêuticas OraisSólidas e Líquidas. 2ª ed. Pharmabooks: São Paulo. 8. Storpirtis, S.et 01. 2011. Biofarmacotécnica. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro.
Carregando...