Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais em Educação Física, Diferença e Inclusão ( PGEF0238 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Tendências atuais na produção do conhecimento na área da Educação Física, diversidade humana e Inclusão. Contribuições de diferentes perspectivas teóricas para o debate afeto a constituição de uma sociedade e de uma escola inclusiva. Estado da arte no campo e necessidades de constituição de conhecimento.

Bibliografia
ALMEIDA, M., da S., Diversidade humana e racismo: notas para um debate radical no serviço social. Argum., Vitória, v. 9, n. 1, p. 32-45, jan./abr. 2017. Disponível em: <DOI: http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v9i1.15674>. Acesso em: 24 jan. 2021. AKOTIRENE, C. Cruzando o atlântico em memória da interseccionaliade e Vamos pensar direito: interseccionaliade e as mulheres negras IN. AKOTIRENE, C. Interseccionaliade: feminismos plurais. -- São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro) ISBN 978-85-98349-69-5 1.. Opressão (Psicologia) I. Título II. Ribeiro, Djamila III. Série (p.13-42). GAUDENZI, P.; ORTEGA, F. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência & Saúde Coletiva, 21(10):3061-3070, 2016. Disponível em:<http://dx.doi.org/ 10.1590/1413-812320152110.16642016>. Acesso em: 25 jan. 2021. GESSER., M.; BLOCK, P.; MELLO, A., G., DE Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In. GESSER, M.; BÖCK, G., L., K.; LOPES, P., H. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social / (organizadoras) . Curitiba: CRV, 2020. 248 p (p.17-36). HENNING, C., E. Interseccionalidade e pensamento feminista: As contribuições históricas e os debates contemporâneos acerca do entrelaçamento de marcadores sociais da diferença. Mediações, Londrina, V. 20 N. 2, P. 97-128, JUL./DEZ. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2015v20n2p97>. Acesso em: 23 jan. 2021. MARQUES, L., P.; ROMUALDO, A., dos S. O paradigma da inclusão como utopia na perspectiva freiriana. Revista Educação Especial | v. 28 | n. 52 | p. 269-280 | maio/ago. 2015 Santa Maria Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/1984686X15707>. Acesso em: 25 jan. 2021. PADILHA, A. L. Contribuições de Angel Pino para pensar o homem novo em Vigotski. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 391-404, out., 2015. REA, Caterina Alessandra e AMANCIO, Izzie Madalena Santos. Descolonizar a sexualidade: Teoria Queer of Colour e trânsitos para o Sul. Cad. Pagu [online]. 2018, n.53 [citado 2021-01-26], e185315. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332018000200507&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 jan. 2021. SILVA, A., S., da; CAMARGO, F., P. Literatura infanto-juvenil e diversidade sexual: um olhar sobre a produção contemporânea Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. v. 16, n. 27, jul./dez. 2015, p. 49-76. SIQUEIRA, M. DAS G., S.; AGUILLERA, F. Modelos e diretrizes para uma educação inclusiva: revisão de literatura. Revista Educação Especial | v. 28 | n. 52 | p. 281-294 | maio/ago. 2015. Santa Maria. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/1984686X16058 SKLIAR, C. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros .outros.. Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2003. SKLIAR, Carlos. A materialidade da morte e o eufemismo da tolerância. duas faces, dentre as milhões de faces, desse monstro (humano) chamado racismo. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, v. 1, p. 15-26, nov. 2016. ISSN 2448-1939. Disponível em: <https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/520/439>. Acesso em: 26 jan. 2021. ZANIN, F., A.; LEMMKE, C., K. Teoria multicultural em trabalhos acadêmicos e sua relação com as práticas pedagógicas. Revista Educação | Santa Maria | v. 42 | n. 2 | p. 347-360 | maio/ago. 2017. Santa Maria. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5902/1984644422998>. Acesso em: 23 jan. 2021.152p.

Bibliografia Complementar
Carregando...