Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES ( CFM06420 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os mecanismos e as necessidades de mudança nas empresas. Entender o significado do processo de mudança. Identificar os processos de mudança organizacional. Qualificar as variáveis que interferem no Desempenho Organizacional. Desenvolver habilidade empreendedora para os negócios. Desenvolver a capacidade de identificar a necessidade de mudança numa organização moderna, de decidir e interagir em grupos de trabalho, em identificar pontos essenciais na gestão de um negócio. Desenvolver uma atitude pró ativa frente as mudanças de mercado. Ser capaz de analisar o AMBIENTE sócio/econômico/político e tecnológico onde as organizações constroem suas relações de negócios e os acontecimentos no em torno da empresa que condicionam os processos de mudança organizacional. Identificar diferentes tipos de processo.

Ementa
Principais conceitos de organização. O complexo de organizações industriais madeireiras. A complexidade organizacional. As escolas administrativas: clássica, relações humanas, sistemas e contingencial. O processo administrativo: planejamento, administração e controle. As funções administrativas: recursos humanos, marketing, finanças, produção e tecnologia. Principais tendências do ambiente organizacional e da filosofia da administração. Modelos organizacionais na indústria madeireira.

Bibliografia
GRIFFIN, R. W. Introdução à administração. São Paulo: Ática, 2007. 567 p. ISBN 9788508114061. JONES, G. R. Teoria das organizações. 6. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2010. 461 p. ISBN 9788576055600. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 448 p. ISBN 9788522462889.

Bibliografia Complementar
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Campus, 2000. 700 p. ISBN 9788535205572. CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica.2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 690 p. ISBN 9788522442126. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 9788581430003. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 392 p. ISBN 9788577807215. ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Tradução Rita de Cássia Gomes. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 633 p. ISBN 9788576055693.
Carregando...