Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tópicos Especiais de Linguagem I: Ensino e Aprendizagem de Ortografia ( LCE17114 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Reconhecer e caracterizar o sistema de escrita da língua portuguesa. Compreender a história da ortografia da língua portuguesa e sua relação com as variações linguísticas.. Compreender a ortografia da língua portuguesa como elemento da escrita e suas regras.. Categorizar os erros ortográficos, compreender sua natureza e propor intervenções pedagógicas para sua superação.. Discutir o ensino e a aprendizagem da ortografia da língua portuguesa, por meio da análise de programas oficiais de ensino, de atividades escolares, de livros didáticos e de outros materiais de circulação social. Combater o preconceito linguístico vinculado ao emprego da ortografia da língua portuguesa. 

Ementa
Sistema de escrita da língua portuguesa. Ortografia da língua portuguesa: história e caracterização. Norma ortográfica e erros ortográficos. Tipologia e natureza dos erros ortográficos. Mediação pedagógica e aprendizagem da ortografia

Bibliografia
OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: UFMG, 2005.  MORAIS, A. G.; SILVA, A. (Org.); MELO, K. R. (Org.) Ortografia na sala de aula. 1. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2007. ZORZI, Jaime. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artmed, 2001. 

Bibliografia Complementar
CAGLIARI, Gladis Massini e CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas: Mercado das Letras, 1999.  MORAIS, A. G.; ALMEIDA, T. S. Jogos para ensinar ortografia: ludicidade e reflexão. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. MORAIS, Artur (org.) O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.  MORAIS, Artur (org.) Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1988.  SILVA, Maurício (org.) Ortografia da língua portuguesa. História, discurso, representações. São Paulo: Editora Contexto, 2009.   ZORZI, Jaime. Aprendizagem e distúrbios da leitura-escrita: aspectos clínicos e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Carregando...