Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL ( EPS13394 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
Geral - relacionar teoria e prática no campo da gestão educacional; - analisar os diversos contextos de atuação do gestor no espaço da educação escolar. Específicos : - articular bibliografia sobre a realidade da gestão educacional brasileira à realidade de secretarias de educação e instituições de ensino; - coletar e analisar dados sobre organização e funcionamento das secretarias de educação e das escolas, cotejando-os com os da realidade estadual e nacional; - relacionar a legislação educacional brasileira à realidade dos sistemas e instituições de ensino; - descrever, analisar e problematizar a instituição de ensino como campo de estágio; - sistematizar propostas de avaliação e aprimoramento da gestão escolar.

Ementa
Análise das condições concretas do trabalho de gestão educacional e seus efeitos em espaços de educação formal. Diagnóstico, planejamento e intervenção na gestão educacional nas instituições campo de estágio. Produção de ações compartilhadas entre universidade e as escolas campo, potencializando os processos de formação inicial e continuada de gestores educacionais.

Bibliografia
CUNHA, Célio; SILVA, Maria Abadia (Orgs.). Pensamento pedagógico e políticas de educação . Brasília: FAE-UNB/ Liber Livro, 2013. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola : teoria e prática. 5.ed.Goiânia: Editora Alternativa, 2004. VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica : política e gestão da escola. Brasil: Líber Livro, 2009  

Bibliografia Complementar
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil . Brasília, DF: Senado Federal, 1988. ______. Lei 9.394, de dezembro de 1996 . Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ______. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990 . Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 04 de 13 de julho de 2010 . Define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. ______. Lei 13.005, de 25 junho de 2014 . Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira . Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FORTUNA, Maria Lúcia A. Gestão escolar e subjetividade . São Paulo: Xamã; Niterói: Intertexto, 2000. LIMA, Licínio. A escola como organização educativa : uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001. MENDONÇA, Erasto F. A regra e o jogo : democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas: FE/Unicamp, 2000. OLIVEIRA, Dalila A. Educação Básica : gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000. PARO, Vitor Henrique. Qualidade de ensino : a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. VEIGA, Ilma Passos A.(Org.). Projeto político-pedagógico da escola : uma construção possível. 6. ed. Campinas: Papirus, 1995. VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da escola : desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 (Biblioteca ANPAE).
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