Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( TEP13385 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Proporcionar ao/à futuro/a docente na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental: - Conhecer as especificidades da Educação Infantil no contexto da Educação Básica. - Conhecer a estrutura de organização, funcionamento e a rotina das instituições de Educação Infantil; - Estabelecer contato direto com diferentes Instituições de Educação Infantil; - Investigar as principais tendências e concepções metodológicas presentes nas instituições de Educação Infantil; - Analisar proposta/currículo da instituição de Educação Infantil; -Sistematizar informações sobre o cotidiano do trabalho pedagógico, com vistas à construção de um diagnóstico; - Elaborar e desenvolver plano de intervenção pedagógica na unidade sede de estágio;

Ementa
Análise das condições concretas dos modos de atualização da atividade docente; suas implicações político-pedagógicas e seus efeitos em centros de educação infantil. Construção de projetos de intervenção pedagógica articulados com as instituições campo de estágio. Produção de ações e dispositivos pedagógicos entre a universidade e as escolas campo, potencializando problematizações recíprocas nos processos de formação inicial e continuada de alunos e professores.

Bibliografia
FREIRE, M. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986. OLIVEIRA, Z.R; Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. ROCHA, A.C; KRAMER, S. Educação infantil: Enfoques em diálogo.Campinas, SP: Papirus, 2011

Bibliografia Complementar
ABRAMOWICZ, A; WAJSKOP, G. Creches: atividades para crianças de zero a seis anos . São Paulo: Moderna, 1995. DAHLBERG, G. MOSS, PENCE, A – Qualidade na educação da primeira infância – Perspectivas Pós Modernas. Porto Alegre: Artmed. 2003. DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. FERREIRA, M.C.R. [et al.]. Os fazeres na educação infantil . São Paulo: Cortez; Ribeirão Preto. HORN, M.D.G.S . Sabores, cores, sons, aromas : a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, Artmed, 2004. LOPES, A.C.T. Educação infantil e registro de práticas . São Paulo: Cortez, 2009. SILVA, A. [et al.] Culturas infantis em creches e pré-escolas : estágio e pesquisa. Campinas, SP. Autores Associados, 2011.
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