Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PRÁTICAS DE GESTÃO NA ESCOLA ( EPS13384 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Conhecer as práticas de gestão no cotidiano da escola básica, compreendendo a sua relevância, especificidade e seus procedimentos básicos, na perspectiva do direito à educação e da gestão democrática.

Ementa
Processos de escolha de dirigentes escolares e suas atribuições na Educação Básica. Organização administrativa e dos tempos/espaços na escola. Registros e documentos escolares. Articulação entre os saberes e as inter-relações na escola. Conselho de classe. Conselho de escola. Reunião de Pais. Articulação escola-comunidade e sistemas de ensino. Elaboração do projeto político-pedagógico.

Bibliografia
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiania: MF Livros, 2008. HORA, Dinair Leal. Gestão democrática na escola. 10. ed. Campinas: Ed. Papirus, 2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Org.). Dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Ed. Papirus, 2001. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 13. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

Bibliografia Complementar
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade de ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: BASTOS, João Baptista (Org) Gestão democrática. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. DP & A, 2002. LUCK, Heloisa; FREITAS, Kátia Siqueira de; GIRLING, Robert; KEITH, Sherry. A escola participativa: o gestor do trabalho escolar. São Paulo: Editora Vozes, 2011. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Ed. Cortez, 2003. OLIVEIRA, Dalila A. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A. (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2003. SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
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