Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCACAO AMBIENTAL ( ERN02890 )
Unidade:
Departamento de Oceanografia e Ecologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer o Histórico e discutir os conceitos de natureza e seus papéis na Educação ambiental visando o desenvolvimento sustentável. Analisar os temas envolvendo degradação ambiental e discussão sobre educação e ação ambiental no Brasil e no mundo. Discutir as práticas pedagógicas parar tornar as ações governamentais e a contribuição dos cidadãos e da sociedade mais efetivas no combate aos impactos socioambientais. Analisar formas de construir ações ambientais pedagogicamente adequadas e que se tornem instrumentos de fato, nas escolas e fora delas na implementação de mais sustentabilidade ao modelo de desenvolvimento vigente. Estudar os diferentes ecossistemas e os principais Biomas brasileiros e suas principais funções ecológicas. Discutir o Meio ambiente e Sociedade visando o Desenvolvimento Sustentável: noções de economia ecológica; a variável ambiental nas organizações; o significado de Créditos de Carbono e energias renováveis; noções de Aquecimento Global e o controle e prevenção da poluição.Noções de Licenciamento ambiental e dos instrumentos de minimização dos impactos ambientais. Discutir a base legal e institucional para meio ambiente, especialmente a legislação que envolve a Educação ambiental.

Ementa
Noções sobre o funcionamento dos ecossistemas. Níveis de organização dos seres vivos nos ecossistemas. Os biomas brasileiros. Fatores bióticos e abióticos e suas influências sobre os organismos terrestres e aquáticos. Meio ambiente e Sociedade. Ecossistemas. Desenvolvimento Sustentável. Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo Conceitos sobre educação ambiental e noções do papel da Educação ambiental na construção da sustentabilidade, tal como na reciclagem. Políticas de Educação Ambiental Estadual, Nacional e Internacional. As legislações ambientais e sobre Educação ambiental estadual e nacional. Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não formais. A importância da educação ambiental na construção da responsabilidade socioambiental do cidadão.

Bibliografia
APRENDER, brincando com a natureza. Salvador, BA: [s.n.], nv. (Conectar pessoas com a natureza). 2005; DIAS, G. F. Atividades interdisciplinares de educação ambiental: práticas inovadoras de educação ambiental. 2. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Gaia, 224p. 2006; RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, XXIV, 546p. 2010; SILVA, M. do A. J. Ciências III: os seres vivos e as relações ecológicas. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 56p. 2006;

Bibliografia Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. DIRETORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SILVA, F. D. Centros de educação ambiental no Brasil: manual de orientação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 25p. 2004; MAURY, C. M. (Org.) BRASIL. Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para conservação, utilização e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília, DF: MMA-SBF, 404p. 2002; MEC. Evolução Histórica Da Educação Ambiental. Brasília, 61p. 2005; MENDONÇA, R.; NEIMAN, Z. À Sombra Das Árvores – Transdisciplinaridade E Educação Ambiental Em Atividades Extraclasse. São Paulo: Chronos, 2003; ______. Conservar e criar: natureza, cultura e complexidade. São Paulo: SENAC São Paulo, 255p. 2005; MININNI-MEDINA, N.; Santos, E. C. Educação Ambiental: Uma Metodologia Participativa De Formação. Petrópolis – RJ. Vozes, 2001; OLIVEIRA, E. M. de. Cidadania e educação ambiental: uma proposta de educação no processo de gestão ambiental. Brasília: IBAMA, 233p. 2003; WOOD, D. S. WOOD, D. W. Centro para o Desenvolvimento Internacional e Meio Ambiente Instituto de Recursos Mundiais. Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos da América. Como planejar um programa de educação ambiental. [S.l.]:WRI: FWS: 52p. 2008;
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