Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PLANEJAMENTO E GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( EPS13391 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a importância e o papel fundamental do pedagogo como um profissional de implementação, coordenação, mediação e articulação dos processos de gestão da educação básica, na perspectiva da qualidade da educação.

Ementa
O pedagogo como agente coordenador, implementador, mediador e articulador da organização e gestão educacional. Planejamento e formação continuada em contexto. A gestão dos processos de ensino-aprendizagem. Avaliação institucional e avaliações em larga escala.

Bibliografia
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo, 2012, São Paulo: Cortez Editora. MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Bibliografia Complementar
DOURADO, Luiz Fernandes e COSTA, Messias. Escolha de dirigentes escolares no Brasil: relatório final da Pesquisa. Série estudos e pesquisas da ANPAE, n.º 04. Brasília: ANPAE, 1998. ______. A escolha de dirigentes escolares: Políticas e gestão da educação no Brasil, In: FERREIRA, Naura S. Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Ed. Cortez, 1998. FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília (Orgs).Política e planejamento educacional no Brasil do século XXI. Campinas / SP: Autores Associados, 2013 OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000. PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração Colegiada na Escola Pública, 4ª ed., Campinas, SP, Ed. Papirus, 1996.
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