Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FORMAÇÃO DO LEITOR: LITERATURA EM ESPAÇOS ESCOLARES ( LCE13405 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
 - Conhecer brevemente a história da constituição da infância, da literatura infantil e juvenil e do livro para a criança e o jovem. - Compreender criticamente inter-relações entre a formação docente, o trabalho pedagógico e o processo educacional, no que diz respeito à formação de leitores - Correlacionar as orientações de documentos oficiais com os fundamentos teórico-práticos que os embasam, no que diz respeito à formação de leitores. - Fundamentar teórica e metodologicamente processos e procedimentos no ensino-aprendizagem da leitura e da literatura. - Avaliar criticamente materiais comumente adotados pelas instituições escolares nos processos formais de educação leitores e literária.

Ementa
Textos literários infantis e juvenis (escritos, orais, verbais, visuais) de diferentes gêneros e em variados suportes. Produção literária infantil e juvenil brasileira nos séculos XX e XXI (incluindo as de matrizes africana, afro-brasileira e indígena) em correlação com educação formal, políticas públicas para o livro e a leitura, crítica literária, sistema editorial e consumo. Abordagens teórico-práticas da formação de leitores e do trabalho pedagógico com a literatura infantil e juvenil nos espaços escolares.

Bibliografia
CADEMARTORI, Lígia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010. ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

Bibliografia Complementar
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010. LEAHY, Cyana. A leitura e o leitor integral: lendo na biblioteca da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. MORAES, Fabiano; SANTOS, Fábio Cardoso dos. Alfabetizar letrando com a literatura infantil. São Paulo: Cortez, 2013. MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013. PAIVA, Aparecida; SOARES, Magda (Org.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003. ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 5. ed. São Paulo: Ática, 1991.
Carregando...