Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
COTIDIANOS ESCOLARES, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E CURRÍCULOS EM REDES ( TEP13403 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os diferentes sentidos das escolas em suas múltiplas linguagens; Analisar as práticas cotidianas a partir da experiência, inventividade e as dimensões éticas, estéticas e políticas; Compreender o cotidiano escolar como potência micropolítica na produção de currículos em redes.

Ementa
Sentidos das escolas em suas múltiplas linguagens. Diferença, hibridismo cultural e diversidade. Experiência, inventividade e as dimensões éticas, estéticas e políticas das práticas cotidianas. Devir, bons encontros, currículos em redes e a afirmação das vidas no plano da imanência.      

Bibliografia
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: autêntica, 2004.

Bibliografia Complementar
CORAZZA, Sandra. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: a autêntica, 2006. DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D'Água, 2004. LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MASSCHELEIN, Jan; Simons. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: autêntica, 2004.
Carregando...