Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ( EPS13383 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Compreender a evolução histórica da construção social do conceito de criança e sua influência na educação das crianças; -  Identificar as diferentes manifestações das culturas infantis nos contextos formais e não formais de educação; - Conhecer as iniciativas públicas e privadas que demarcam o processo de institucionalização das crianças no Brasil; - Analisar criticamente as principais correntes teóricas subjacentes à educação com crianças pequenas; - Problematizar as políticas e as práticas pedagógicas que atravessam o cotidiano da educação infantil na contemporaneidade.

Ementa
A infância como categoria social. O processo de institucionalização das crianças no Brasil. A emergência dos direitos das crianças na contemporaneidade. A (in)visibilidade das culturas infantis no contexto formal, não-formal e informal de educação. Educação Infantil no contexto das políticas públicas e suas diferentes infâncias. A infância na Educação infantil e suas implicações no projeto político-pedagógico: uma análise do campo e de campo.

Bibliografia
ARAÚJO, Vania C. de. Infância e educação inclusiva. In: Perspectiva. Florianópolis, v. 23, n. 01, jan./jul. 2005 p. 65-77;  ARAÙJO, Vania C. de. Ética e estética: tecendo um olhar a partir da criança. Caderno de Pesquisa em Educação /PPGE/UFES. Vitória, PPGE, 1995;  ARAÚJO, Vania C. de. Mistificação da infância: imagem do passado no presente. In: ARAÚJO, V. C. de. Criança: do reino da necessidade ao reino da liberdade. Vitória: EDUFES, 1996. P. 45-74;

Bibliografia Complementar
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro, Guanabara, 1978. BARBOSA, Maria Carmen S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 35-46. BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 13-23. CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas/SP: Autores Associados, 2009. DIAS, Karina Sperle. Formação estética: em busca do olhar sensível. In: KRAMER, S. et al. (Org.). Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999. p. 175-201. FARIA, S. C. História e políticas de educação infantil. In: KRAMER, S. et al (Orgs.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Ravil, 1997. p. 9-36. KRAMER, Sonia. O que é básico na escola básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura. In: KRAMER, S, LEITE, M. I. (Orgs.). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-24. _______. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. IN; BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. (Org.). Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 83-106. LEITE FILHO, Aristeo G.; NUNES, Maria Fernanda. Direitos da criança à educação infantil: reflexões sobre a história e a política. In: KRAMER, S. et al (Org.). Educação Infantil : formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. SARMENTO, Manuel J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, Vera M.; SARMENTO, Manuel Jacinto (orgs). Infância (In) Visível. Araraquara. Junqueria e Marin, 2007. p. 25 – 49. SOUZA, Solange Jobim e. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER et al. (Org.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1996.
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