Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( TEP13372 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
  Analisar a constituição histórica do campo do currículo, seus fundamentos e perspectivas; Conhecer as pesquisas no campo do currículo no Brasil; Analisar as atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica; Analisar os currículos da Educação Básica tecidos no cotidiano escolar.

Ementa
A constituição histórica do campo do currículo: fundamentos e perspectivas. As concepções contemporâneas de currículo. Pesquisa em currículo no Brasil. As atuais políticas curriculares oficiais para a educação básica. Acompanhamento e análise do currículo da/na Educação Básica: prática discursiva, cotidiano e cultura escolar, identidade, diferença e diversidade. Currículo e formação para a docência.

Bibliografia
ALVES, Nilda. O espaço escolar e suas marcas : o espaço como dimensão material do currículo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. ALVES, Nilda. (Org.). Criar currículo no cotidiano . São Paulo: Cortez, 2004. AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues. (Org.). Passagens entre o moderno e o pós-moderno : ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2007.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica . Brasília: MEC, SEB: 2013. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular - 2a versão revista. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 12 set. 2016. CARVALHO, Janete Magalhães. (Org.). Movimentos curriculares : um estudo de casos sobre políticas de currículo em ação. Vitória: EDUFES, 2014. FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos : pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2013. GOODSON, Ivon F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Teorias de currículo . São Paulo: Cortez, 2011. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana . Rio de Janeiro: DP et Alii, 2012. SACRISTÁN, Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática . Porto Alegre: ARTMED, 2000. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo . Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Carregando...