Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PORTUGUÊS: CONTEÚDO E METODOLOGIA ( LCE13380 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
● fundamentar teoricamente aspectos didático – metodológicos, vinculados ao processo ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental; ● conhecer, vivenciar e posicionar-se criticamente acerca dos métodos, técnicas e situações de ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental; ● refletir acerca de questões fundamentais da linguagem relacionadas ao processo educativo; ● planejar situações de ensino/aprendizagem de linguagem, bem como processos avaliativos adequados às séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa
Bases e orientações oficiais do ensino da Língua Portuguesa no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Concepções de linguagem, língua, texto, gêneros do discurso, leitura, produção de texto, variação linguística, gramática e literatura em correlação com práticas de ensino. Fundamentação teórica e metodológica para o ensino da Língua Portuguesa nas modalidades oral e escrita a partir de diferentes gêneros do discurso. Análise crítica de materiais e de livros didáticos usados no ensino de Língua Portuguesa. Análise crítica de instrumentos de avaliação da aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Planejamento do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. O trabalho pedagógico com as literaturas africanas, afro-brasileiras e indígenas no Ensino Fundamental. Políticas públicas para o ensino de Língua Portuguesa, em sua articulação com dinâmicas internacionais e nacionais para a educação.

Bibliografia
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1ª a 4ª series do Ensino Fundamental) Brasília, 1999. KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2.ed. SP: Cortez, 2003. ZACCUR, Edwiges (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Bibliografia Complementar
AMÂNCIO, Iris M. da C.; GOMES, Nilma L.; JORGE, Miriam L. dos S. Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Campinas, SP: Papirus, 2007. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. Ed. revista e atualizada. São Paulo: Parábola, 2016. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de. JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo, SP: Contexto, 2011. FÁVERO, Leonor Lopes; AQUINO, Zilda G. O.; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. FERRO, Jeferson; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Produção e avaliação de materiais didáticos em língua materna e estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009. LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia (Org.). Ensino de língua portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. RODRIGUES, Maria José Campos. Linguagem IV: o ensino da língua portuguesa. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2008.
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