Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CIÊNCIAS NATURAIS: CONTEÚDO E METODOLOGIA ( TEP13377 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender o ensino de ciências como processo de inserção dos estudantes em uma nova maneira de ver e interpretar o mundo natural e a ciência como empreendimento humano, cultural. • Compreender os principais conceitos científicos envolvidos nos principais temas estruturadores do currículo de ciências, bem como o processo de construção desses conceitos. • Perceber a necessidade de aproximação com outras áreas do conhecimento humano para produção/construção de conhecimento científico. • Estabelecer/ Aplicar sequências didáticas investigativas para abordagem de diferentes conceitos científicos em diferentes contextos educativos. • Inserir-se na perspectiva da educação pela pesquisa.

Ementa
A produção do conhecimento científico no contexto sócio-histórico. Temas integradores do currículo de Ciências Naturais na educação básica. Desenvolvimento de sequências didáticas investigativas: Objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas, avaliação. Espaços escolares e não escolares no ensino de Ciências.

Bibliografia
CAMPOS, M.C.; NIGRO, R.G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2010. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos . São Paulo: Cortez, 2011. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências : do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.; REY, R.C. Ciências no ensino fundamental : o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente : Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. GERALDO, A.C.H. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico crítica . Campinas, SP. Autores Associados. 2009. LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio , v.8, n.2, p.184-198, 2006. LIMA, M. E. C. C.; LOUREIRO, M. B. T rilhas para ensinar ciências para crianças . Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
Carregando...