Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES ( LCE13367 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
-  Conhecer a legislação pertinente à atuação do pedagogo em ambientes Não Escolares. -  Discutir concepções de educação em ambientes Não Escolares. -  Desenvolver postura de constante indagação, reflexão e busca de soluções para os desafios que atravessam a prática pedagógica em ambientes Não Escolares, com ênfase nos processos de investigação científica. -  Analisar pressupostos teóricos subjacentes às propostas de trabalho em ambientes Não Escolares.  

Ementa
Educação não formal: histórico, contexto, conceitos e características da natureza dos processos educativos em espaços não escolares. Estudos e pesquisas contemporâneas desenvolvidos na área da educação Não Formal. Estratégias pedagógicas utilizadas pelos agentes mediadores da educação Não Formal.  Problemáticas envolvendo os públicos que são atendidos por programas de educação sociocomunitárias, promovidos por ONGS, instituições públicas e mistas.

Bibliografia
  ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação formal e não-formal:   pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. 167 p. (Coleção Pontos e contrapontos). ISBN 9788532305015 (broch.).   PARK, Margareth Brandini, FERNANDES, Renata Sieiro, CARNICEL, Amarildo (Org.). Palavras-chave em educação não-formal . São Paulo: Editora Setembro, 2007. GOHN, Maria da Glória Marcondes. Educação não formal e o educador social:   atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. 103 p. (Questões da nossa época ; 1) ISBN 9788524915932 (broch.) 

Bibliografia Complementar
 ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar.   13. ed. Campinas: Papirus, 2007. 128 p. (Prática pedagógica) ISBN 8530803760 (broch.).   GOHN, Maria da Glória Marcondes. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2001.   GOHN, Maria da Glória Marcondes. História dos movimentos e lutas sociais : a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 2003.   MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2010.    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
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