Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
GESTÃO EDUCACIONAL ( EPS13366 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
 - Discutir sobre os processos de formação docente e a função social do trabalho docente no decorrer da história; - Discutir a importância do trabalho docente e suas múltiplas relações no âmbito da gestão educacional. - Promover uma análise histórica acerca das diferentes formas de planejamento educacional; - Caracterizar os elementos e a forma de elaboração de um projeto político pedagógico; - Analisar as políticas educacionais em vigor no campo da gestão educacional nas suas várias dimensões

Ementa
          Da administração escolar à gestão educacional: questões teórico-conceituais. Estado, planejamento e gestão educacional no Brasil. A gestão democrática no sistema de ensino brasileiro e no Estado do Espírito Santo. Mecanismos de gestão democrática (órgãos colegiados, representação e processos decisórios). Autonomia pedagógica e financeira da escola. O papel do gestor educacional.      

Bibliografia
 GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1998. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Bibliografia Complementar
 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Texto constitucional de 05/10/1988 e emendas. (versão atualizada). BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “fixa diretrizes e bases da educação nacional”. (Versão atualizada). ESPÍRITO SANTO. Constituição do Estado do Espírito Santo. 1989 e emendas. OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005. OLIVEIRA, R. P. de.; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
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