Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MARKETING E DESIGN ( AID03958 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
·         Compreender o composto de marketing e suas implicações no projeto de marcas, produtos e serviços; ·         Conceituar as estratégias de diferenciação de produto e segmentação de mercado, reconhecendo suas respectivas pertinências e formas de aplicação em diferentes contextos; ·         Identificar, avaliar e desenvolver declarações de posicionamento para marcas, produtos e serviços; ·         Aplicar métodos e técnicas de pesquisa de mercado por meio de fontes primárias e secundárias; ·       Compreender o processo de planejamento estratégico e a elaboração de seus documentos correlatos, bem como suas aplicações dos mesmos no exercício profissional do designer.

Ementa
O Produto no Mercado.  Planejamento e técnicas para projeto. Técnicas de avaliação e elaboração de projetos. O marketing e a sustentabilidade. Projeto, produto, serviço e marketing discutidos a partir da sustentabilidade.

Bibliografia
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013. RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005 NEUMEIER, Marty. The brand gap= o abismo da marca : como construir a ponte entre estratégia e design. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Bibliografia Complementar
SMITH, W. R. (1956). Product Differentiation and Marketing Segmentation as alternative marketing strategies. Reprint from Marketing Management, 4(3), p.63‐65, winter 1995.  NEUMEIER, Marty. Zag: a estratégia número 1 das marcas de sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2009. AMBROSIO, Vicente. Plano de marketing passo a passo. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed., 1999. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011. OGDEN, James R. Comunicação integrada de marketing: modelo prático para um plano criativo e inovador. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Carregando...