Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GRAFICA III ( AID03942 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
•        Compreender o desenvolvimento das etapas do projeto gráfico, por meio da elaboração e execução de um livro impresso e digital; •        Capacitar o aluno para que faça escolhas adequadas ao projeto em desenvolvimento, tais como: formato, grid, paleta tipográfica, papéis, tipos de impressão, acabamentos, elementos visuais etc. •        Praticar a metodologia do design às avessas considerando também o custo e os aspectos ambientais como variantes do projeto; •        Compreender a função do projeto e as exigências do mercado.

Ementa
Análise e estudo de materiais para produção baseado em peças previamente apresentadas: fotografia, retícula, estudos de papéis, encadernação, tinta, novas tecnologias etc.

Bibliografia
BANN, D. Novo manual de produção gráfica. São Paulo: Bookman, 2012. BRINGHURST, R. Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Cosacnaify, 2004. HASLAM, A. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2007. HELLER, S. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2007. HENDEL, R. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. RIBEIRO, M. Planejamento Visual Gráfico. LGE Editora: Brasília, 2003. SAMARA, T. Grid: Construção e desconstrução. São Paulo: Cosacnaify, 2007. _____. Guia de design editorial: manual prático para o design de publicações. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Bibliografia Complementar
AMBROSO, G.; HARRIS, P. Formato. Porto Alegre: Bookman, 2009. _____. Impressão e acabamento. Porto Alegre: Bookman, 2009. DOUGHERTY, B. Design gráfico sustentável. São Paulo: Rosari, 2011. FAWCETT-TANG, R. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Edições Rosari, 2007. LUPTON, E. L.; PHILLIPS, J. C. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2015. OLIVEIRA, M. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2002. SPIEKERMANN, E. A linguagem invisível da tipografia: escolher, combinar e expressar com tipos. São Paulo: Blucher, 2011.
Carregando...