Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Comunicação e Informação ( DTA12445 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Objetivo Geral: Arte e Tecnologia. Introdução aos princípios, rupturas e contribuições fundamentais da arte tecnológica. Objetivos específicos: História das imagens animadas. Introdução ao Cinema dos primórdios e sua relação com o Cinema da contemporaneidade. Construção de site. Aplicação dos princípios da Arte e Tecnologia na construção de site.

Ementa
 Teoria e processo de Comunicação. Arte como veículo de Comunicação. Meios de Comunicação: relação entre os avanços tecnológicos e sua aplicação artística.

Bibliografia
 DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. SP, Fundação Editora da UNESP, 1997. MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. 2a. ed; SP, EDUSP,1996. PARENTE, André(org.). Homem-máquina: a era das tenologias do virtual. RJ, Editora 34,1993.  

Bibliografia Complementar
Tema: Arte e Tecnologia: AJZEMBERG, Elza (org.). Arte e Ciência – Mito e Razão. SP: ECA/USP, 2001. AUMONT, Jacques. A Imagem. 2a. ed. Campinas, Papirus, 1995. BAIRON, Sérgio. Multimídia. SP, Global,1995 (Coleção Contato Imediato). BARROS, Ana, SANTAELLA, Lúcia (org.). Mídias e artes: os desafios da arte no início do século XXI. SP: Unimared Editora, 2002. BELLOUR, Raymond. Entre- Imagens. Campinas, Papirus, 1997 (Coleção Campo Imagético) BENJAMIN,Walter. Mágia e técnica, arte e poética: ensaios sobre literatura e história da cultura.7a. ed, SP, Brasiliense,1994 (Obras escolhidas, vol. 1). BOUSSO, Vitória Daniela (org.). Produção, difusão e mercado nas novas mídias. Caderno Instituto Sérgio Motta. SP: Tekano, 2002. COSTA, Mário. O sublime tecnológico. SP, Esperimento, 1995. FECHINE, Yvana; OLIVEIRA, Ana Cláudia (org.). Imagens técnicas. SP: Hacker Editores, 1998. LEÃO, Lúcia (org.). Cibercultura 2.0. SP: U.N. Nojosa, 2003. _______________. Labirintos do pensamento contemporâneo. SP: Ed. Iluminuras, 1998. LYRA, Bernadette, SANTANA, Gelson (org.). Corpo & Mídia. SP: Arte & Ciência, 2003. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, Papirus, 1997 (Coleção Campo Imagético). ................................... A arte do vídeo. SP, Brasiliense, 1988. MARTINATO, Fátima Jeanette (org.). Poliantéia. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. MEDEIROS, Maria Beatriz de (org.). Arte e Tecnologia na cultura contemporânea. Brasília: Dupligráfica Editora Ltda, 2002. PARENTE, André. O virtual e o hipertextual. RJ, Pazulin, 1999. PEDROSA, Mário. Forma e Percepção Estética. SP, Edusp, 1996. PLAZA, Julio.Processos criativos com os meios eletrônicos:poéticas digitais. SP, Ed. HUCITEC, 1998. SAMAIN, Etienne (org.). O fotográfico. SP, Ed. HUCITEC, 1998. WALKER, John A. Arte desde o Pop. Editorial Sabor, S.A., 1977. Tema: Pré-cinemas: MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, Papirus, 1997. MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra. SP, Editora Senac, Editora da UNESP, 2003. XAVIER, Ismail (org.). O cinema no século. RJ, Imago, 1996.
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