Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
URBANISMO II ( ARQ03609 )
Unidade:
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
1: Desenvolver o conhecimento crítico relativo às questões urbanas enfocando: a. aspectos conceituais e práticos do planejamento territorial em seus diferentes âmbitos e escalas (local, regional, global); b. aspectos específicos relativos ao lugar em suas relações com seus entornos e contextos(o lócus do projeto, o bairro, a cidade e a Região Metropolitana). 2: Elaborar estudos (estratégias) e propostas de intervenção (táticas) destinados ao enfrentamento dos problemas urbanos observando-se: a. as relações entre as teorias urbanísticas e as práticas do urbanismo e do planejamento urbano; b. as relações entre as propostas projetuais e o(s) contexto(s) onde serão aplicadas(condicionantes socioeconômicos e culturais, geomorfológicos, ambientais e urbanas pré-existentes), determinantes dos fatores que deverão ser preservados, requalificados ou substituídos. 3: Desenvolver projetos voltados ao planejamento territorial como instrumento destinado a: a. prever os impactos de continuidades ou rupturas provocados pelas propostas; b. otimizar as condições urbanas atendendo-se às prerrogativas do desenvolvimento sustentável e a fatores como complexidade, pluralidade e urbanidade inerentes à vida urbana e à cotidianidade de seus cidadãos.

Ementa
A cidade como sistema de relações humanas (sociais, político-econômicas) e as funções habitar, trabalhar, circular, recrear, condicionadas ao sistema ambiental. Os movimentos sociais urbanos, a dinâmica urbana e os seus mecanismos, e a demanda por bens e serviços na cidade e o papel do planejamento urbano. A questão da habitação e sua especialização, políticas, programas, organismos e sistemas de financiamento. Ênfase ao estudo das frações urbanas e seu inter-relacionamento com o restante da cidade - o bairro, como unidade de planejamento, enfocando a correção de disfunções urbanas, as condicionantes técnicas dos planos e projetos políticos, sociais e econômicos das ações de planejamento. Exercícios práticos de intervenções urbanas utilizando-se do instrumental do desenho urbano.

Bibliografia
ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. São Paulo: Romano Guerra, 2010.[4 exemplares] CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G.Gili, 2013. [5 exemplares]INTERNACIONAL SITUACIONISTA (FRANÇA).; JACQUES, Paola Berenstein. Apologia daderiva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. [4exemplares] NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995.São Paulo: CosacNaify, 2001. 659p. [15 exemplares] ROGERS, Richard; GUMUCHDJIAN, Philip. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona:Gustavo Gili,2001. [3 exemplares]

Bibliografia Complementar
Douglas. Urbanismo sustentável: desenho urbano com a natureza. Porto Alegre:Bookman, 2013. xix, 326 p. [8 exemplares] LEITE, Carlos; AWAD, Juliana di Cesare Marques. Cidades sustentáveis, cidadesinteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre: Bookman,2012. xi, 264 p. [8 exemplares). ZORRAQUINO, Luis Delgado. Urbanismo e arquitetura ecológicos: os territórios da ecologiaLatino Americana – o caso do Brasil.
Carregando...