Instrumentalizar o aluno para o uso diferenciado do computador orientado à produção de sentido crítico e investigativo relacionado ao projeto de arquitetura e urbanismo. Estabelecer uma condição de complementaridade entre os estudantes e a tecnologia digital de forma que ela possa ser aplicada na apreensão, intervenção, comunicação, agenciamento e ação sobre o espaço;
Propiciar um deslocamento crítico na compreensão do computador enquanto uma ‘ferramenta de causa-efeito’ em direção a um ‘ambiente de sensibilidade’ e complementaridade ao pensamento, notadamente às habilidades criativas e prospectivas necessárias ao estudante de arquitetura;
Explorar a engenhosidade do aluno em utilizar os softwares e os equipamentos de fabricação digital tais como impressoras 3D e máquinas de corte a laser não apenas como ferramentas de representação de conceitos pré-definidos, mas como ambientes de problematização e visualização de relações espaciais capazes de tornarem visíveis conceitos e processos relativos à produção do espaço arquitetônico;
Aprofundar os conhecimentos acerca dos processos de visualização da arquitetura a partir da utilização do motor de renderização e conceitos relacionados de enquadramento, iluminação natural e artificial, profundidade de campo e composição;
Abordar a temática arquitetura paramétrica através de discussões teóricas apoiadas na literatura científica dedicada a esse tema e em exercícios práticos apoiados nos softwares paramétricos;
Desenvolver a habilidade em criar, manipular e editar arquivos de modelagem digital em um nível intermediário que inclui: compreender a interface geral dos software, saber manipular vistas (plantas, cortes e elevações), controlar os mecanismos de visualização dos modelos 3D, iniciar um projeto a partir de templates, configurar e desenhar cotas, traçar e manipular paredes, pisos, pilares, vigas, portas e janelas, modelar escadas, rampas, paredes cortina, compor pranchas para impressão;