Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTETICA E HISTORIA DA ARTE II ( FTA03932 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Com o exercício de tomada de consciência de métodos de análises de obras de arte e de arquitetura, assim como de concepções cosmológicas e reflexões sociológicas, avaliadas através do próprio estudo dos materiais, dos objetos e das ações, das instituições, das ideias e dos espaços construídos e desconstruídos, o curso visa apresentar a situação atualizada do conhecimento histórico-artístico das manifestações e expressões da arte entre os séculos XVII e XX. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Consolidando uma formação consciente dos fundamentos teóricos e das práticas metodológicas, assim como apta ao desenvolvimento e à auto-organização dos conteúdos temáticos da arte, o curso objetiva capacitar e habilitar os participantes para o reconhecimento crítico de pressupostos histórico-artísticos, para a apresentação pertinente do fenômeno artístico e de suas narrativas, para a compreensão e reflexão conceitual e estética, para a análise e a construção de nexos discursivos sobre os períodos, os espaços e as concepções da arte desde o século XVII até a atualidade.

Ementa
Panorama da arte e arquitetura na Europa e Américas, do século XVII ao XX: Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo e Art Nouveau. Principais expressões da Vanguarda até a II Guerra Mundial. As vertentes pós modernas, a transvanguarda e a chamada "Geração 80". Análise de cada vertente, enfocando os contextos culturais, ideológicos e materiais.

Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais de História da Arte. Martins Fontes 2001. ISBN 8533612028. WOOD, Paul et al. Modernismo em disputa – arte desde os anos quarenta. São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

Bibliografia Complementar
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2001. ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. Cia. das Letras, 1999. ISBN 8571648336. ______. História da Arte Italiana. Volume I, II, III. Cosac & Naify 2003 ISBN 8575032216 ______. Imagem e persuasão. Companhia das Letras, 2004. ISBN 8535905790. ÁVILA, Affonso. Barroco: teoria e análise. Perspectiva, 1997. ISBN 8527301261. BARTHES, Roland. L’activité structuraliste.In: Essais critiques. Paris, Seuil, 1971, pp. 213-220. BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001. BATCHELOR, David. Minimalismo. São Paulo, Cosac & Naify, 1999. BATTCOCK, Gregory (Org.) A Nova Arte. São Paulo, Perspectiva. 1975. BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Paz e Terra, 1991. ISBN 8521906846 BENEVOLO, L. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva. CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Trad. port. Joana F. da Silva. Porto, RÉS, 2010. CHIPP, H. (org.). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo. Martins Fontes. 2010. FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo, Iluminuras, 1999. GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. LTC, 1999, 16a ed. ISBN 8521611854. DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo, Cosac & Naify, 2005. HARVEY, David: A condição pós-moderna. São Paulo: Ed. Loyola, 1992. PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma introdução ao Estudo da Arte na Renascença. In: Significado nas artes visuais. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 47-87 ISBN 9788527302432 PARENTE, André. Imagem máquina. São Paulo, Editora 34, 1996. PECCININI, Daisy. Figurações: Brasil anos 60. São Paulo: Edusp. 1999. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. Atual. São Paulo. 1998. ISBN 8570565402 ______. Vida de Michelângelo Buonarotti. Trad. port. L. Marques, Campinas. Ed. Unicamp. 2012. ISBN 9788526809413. STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. TASSINARI, Alberto. Espaço moderno. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. VENTURI, Lionello. História da Crítica de Arte. Edições 70. ISBN 9724413918 WOOD, Paul. Arte conceitual. São Paulo, Cosac & Naify, 2002.
Carregando...