Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
MATEMATICA ( MAT03586 )
Unidade:
Departamento de Matemática
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Estudar os principais resultados da geometria euclidiana clássica e seus desenvolvimentos posteriores a partir da introdução dos métodos algébricos da geometria analitica, permeando estes estudos com os aspectos históricos que contribuiram para o surgimento das geometrias não-euclidianas. Espera-se que ao final do semestre o aluno tenha adquirido conhecimentos geométricos que possam ser aplicados a problemas de Arquitetura. 

Ementa
Números racionais e irracionais. O Plano cartesiano. Equações da reta e circunferência. As cônicas (conceituação e equações canônicas). Principais sólidos (prisma, pirâmide, poliedro regular, cone e esfera). Cálculo de áreas e volumes (o princípio de Cavelieri). Coordenadas cartesianas no espaço. A equação do plano. Equações de superfícies (cilíndricas, de revolução e do tipo Z=f(X,Y). Secções planas de sólidos e superfícies. Aspectos históricos da geometria euclidiana e da geometria analítica. O surgimento de geometrias não euclidianas.

Bibliografia
1. EFIMOV, N. Elementos de Geometria Analítica. Cultura Brasileira, 1972.  2. LIMA, E. L., CARVALHO, P. C. P, WAGNER, E., MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio, volumes 2 e 3, Coleção do Professor de Matemática, SBM, 1999.  3. BICUDO, I. Os Elementos, Euclides. Tradução de Irineu Bicudo. Editora Unesp. 2009. 

Bibliografia Complementar
1. KLETÉNIC, D. Problemas de Geometria Analítica. Cultura Brasileira, 1984.  2. LIMA, E. L. Medida e Forma em Geometria - Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1991.  3. BONOLA, R. Non-Euclidean Geometry – New York: Cosimo Classics, 2007.  4. BARBOSA, J. L. M. Geometria Hiperbólica – Goiânia: Ed. UFG, 2002.  5. CAMARGO, I.; BOULOS, P. Geometria analítica: um tratamento vetorial. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall; McGraw-Hill, 2005.
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