Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Sociobiodiversidade e Educação Intercultural ( BIO14914 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Refletir sobre a relação entre Multiculturalismo e a Educação •Ambiental,focando a formação de educadores ambientais. Ter uma concepção compreensiva de cultura em vista da coexistência de modos de vida em diferentes lugares e regiões. Observar que a Educação, vinculada à perspectiva socioambiental, é promotora da cidadania democrática e, nesse sentido,orientar o futuro professor por por uma perspectiva multicultural, corroborando a interculturalidade. Pensar a formação de professores de ciências e biologia na linha de uma visão complexa e dialética de mundo, valorizando a interdisciplinaridade e, nesse contexto, o incentivo a práticas socioculturais no desenvolvimento do ensino de biologia e da educação ambiental.

Ementa
Abordagem de temas atualizados sobre questões socioambientais, socioeducativas, socioeconômicas e culturais, que possam interferir nos processos e resultados do ensino e aprendizagem de biologia. Educação ambiental intercultural. Reflexões para formação de professores.

Bibliografia
CANDAU, V. M. (Org). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 251 p.  DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a conservação da Natureza. São Paulo: HUCITEC, NUPAUB/USP. 2000. FLEURI, R. M.; SILVA, G. F. (Org). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, 158 p. GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 323p. 2008. PADILHA, P. R. Currículo intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004, 359 p.  

Bibliografia Complementar
BARRETO, M. A. C. (Orgs). Africanidade(s) e afrodescendencia(s): perspectivas para formação de professores. Vitória, ES: EDUFES, 2012, 225 p. CANDAU, V. M. (Org). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006, 255p. GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006. GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4ª edição. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006, 112 p. LAMPERT, E. Educação para a cidadania: gênero, etnias, políticas educacionais, competência docente/discente. Porto Alegre: Sulina, 1999, 159p.
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