Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Fisiologia Humana ( TES15858 )
Unidade:
Departamento de Ciências Fisiológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
·       Fornecer subsídios para que os alunos possam conhecer a função integrada dos diversos órgãos, sistemas e tecidos do nosso organismo, além de saber qual o seu papel na economia orgânica e como esta função é regulada para manter o equilíbrio funcional do corpo; ·       Localizar os órgãos e tecidos do corpo e relacionar com as funções; ·       Classificar os tipos de receptores sensoriais e o mecanismo de estimulação dos mesmos; ·       Relacionar a geração de sinal através de potenciais de repouso e de ação; ·       Diferenciar os tipos de fibras para condução do sinal nervoso; ·       Reconhecer o córtex motor e a medula espinhal como responsáveis pelo controle da postura e do movimento; ·       Comparar o funcionamento do músculo cardíaco, liso e esquelético; ·       Reconhecer o SNA e sua função no controle do sistema vegetativo; ·       Relacionar as propriedades do coração com a ativação cardíaca; ·       Identificar a função dos diferentes tipos de vasos com as respectivas estruturas; ·       Aferir os valores de Pressão Arterial e Frequência cardíaca; ·       Reconhecer a respiração como o mecanismo indispensável a sobrevivência; ·       Definir os mecanismos de regulação do sistema cardiovascular e respiratório; ·       Analisar o mecanismo de filtração glomerular; ·       Comparar a formação da urina concentrada com a diluída; ·       Analisar o processo digestivo e a interação entre os sistemas orgânicos; ·       Relacionar a motilidade do trato gastrintestinal com o processo de digestão; ·       Relacionar os mecanismos de mistura do bolo alimentar às secreções digestivas; ·       Relacionar os principais estímulos para secreção e liberação das secreções digestivas; ·       Classificar as glândulas endócrinas existentes no organismo e o hormônio secretado por elas; ·       Relacionar os diferentes hormônios com a sua atividade; ·       Compreender o mecanismo de feedback negativo como regulador da função hormonal; ·       Interpretar as alterações hormonais como sinal de atividade das glândulas; ·       Realizar pesquisa sobre temas especificados, ordenando-os de forma clara e objetiva para que o conteúdo possa serdebatido; ·       Utilizar técnicas laboratoriais básicas.

Ementa
Biofísica de membranas. Mecanismos neurais e hormonais de controle. Fisiologia dos sistemas sanguíneo, muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, digestório, renal, endócrino e genital. Fisiologia das sensações e do comportamento. Mecanismos de defesa do organismo

Bibliografia
AIRES, M. M.; CAMPA, A. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 1232 p. BERNE, R. M.; LEVY, M. N.; KOEPPEN, B. M.; STANTON, B. A. (Ed.). Fisiologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Mosby, 2009. 844 p. GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologiamédica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 1151 p.

Bibliografia Complementar
CARROLL, R. G. Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 262 p. CINGOLANI, H. E.; HOUSSAY, A. B. Fisiologia humana de Houssay. 7. ed. atual. e ampl. - Porto Alegre: Artmed, 2004. 1124 p. COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2012. 358 p. GANONG, W. F. Fisiologia médica. 17. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998. 578 p. MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia, e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2011. 1061 p.
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