Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO ( SSO01874 )
Unidade:
Departamento de Serviço Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
II - OBJETIVO GERAL Elaborar o TCC contemplando as exigências do método científico.   III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aprofundar o conhecimento sobre os passos metodológicos para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalhar a definição do objeto de estudo e a construção da base teórica para a leitura e análise da realidade. Possibilitar a análise de projetos e relatórios de pesquisa, estimulando a reflexão crítica sobre o processo de conhecimento e análise da realidade. Despertar para a dimensão ética presente na pesquisa.

Ementa
Elaboração de um trabalho final de curso considerando as exigências teórico-metodológicas e relacionado com as respectivas linhas de pesquisa do Departamento de Serviço Social.

Bibliografia
ADORNO, RCF; ZIONI, F.; Lefèvre, F; SILVA, MEL. O conhecimento e o poder: de quem é a palavra. Relato de uma experiência de pesquisa participante. Rev. Saúde Pública v.21 n.5 São Paulo out. 1987. ALBERTI, V. Ouvir contar: textos de história oral. São Paulo: FGV, 2004. ASSIS, SG; MINAYO, MCS; SOUSA, ER (org). Avaliaçao por Triangulação de Métodos: Abordagem de Programas Sociais. São Paulo: Fiocrz/HUCITEC, 2005. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977. BAUER, MW; GASKELL; G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. São Paulo: Vozes, 2002. CHAUÍ, M. Ética em Pesquisa. In: Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2005, p. 341-344. DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cad. Pesqui., Mar 2002, no.115, p.139-154. LUNA, SV. Planejamento de Pesquisa – uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. NETO, Otávio Cruz et al. Grupos focais e pesquisa social: o debate orientado como técnica de investigação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. NJAINE, KATHIE AND MINAYO, Maria Cecília de Souza Análise do discurso da imprensa sobre rebeliões de jovens infratores em regime de privação de liberdade. Ciênc. saúde coletiva, 2002, vol.7, no.2, p.285-297. MACHADO, Leila Domingues. O desafio ético da escrita. Psicol. Soc., 2004, vol.16, no.1, p.146-150. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educ. Pesqui., Ago 2004, vol.30, no.2, p.289-300. MAY, T. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. MINAYO, Maria Cecilia de S. and Sanches, Odécio Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cad. Saúde Pública, Set 1993, vol.9, no.3, p.237-248. MINAYO, MCS.(org). Pesquisa Social – Teoria, Método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. MINAYO, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004. MINAYO, Maria Cecília. Entre vôos de águia e passos de elefante. MINAYO, MCS; ASSIS, SG; SOUZA, ER (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.. PRATES, J. O planejamento da pesquisa social. Revista Temporalis, ano IV, nº 7, 2004, p.123-143. PETROIANU, A. Autoria de um Trabalho Científico Rev. Assoc. Med. Bras. v. 48 n.1, São Paulo jan./mar. 2002, p 60-65. PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui., 2001, no.114, p.179-195. OLIVEIRA, Paulo Sales. Caminhos de construção da pesquisa em ciências humanas. São Paulo: Unesp, 2001, p. 17-26. THOMPSON, P. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui., Dez 2005, vol.31, no.3, p.443-466.

Bibliografia Complementar
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