Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Oficina de Questão Social e Serviço Social ( SSO00002 )
Unidade:
Departamento de Serviço Social
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender o processo da gênese e consolidação da questão social na sociedade capitalista; - Apreender as mudanças nas manifestações da questão social no desenvolvimento das relações sociais capitalistas; - Compreender a gênese da questão social na América Latina e no Brasil, ressaltando as particularidades do capitalismo dependente; - Perceber o Serviço Social como profissão socialmente vinculada aos processos de reprodução da questão social na sociedade capitalista; - Identificar as manifestações da questão social presentes na realidade contemporânea a partir da vivência cotidiana; - Reconhecer a contradição inerente à sociedade capitalista e as estratégias utilizadas pelas classes (capital e trabalho) para materialização de seus interesses; 

Ementa
Processos de reprodução da questão social na sociedade capitalista, numa perspectiva de aproximação ao objeto do trabalho profissional. O significado contemporâneo da questão social e a exclusão do acesso aos direitos econômicos, políticos e sociais. As principais formas de expressão da questão social no Espírito Santo, priorizando o desemprego, a precarização das relações de trabalho, o pauperismo, a violência e a luta pela terra: observação sistematizada e problematização de uma região (urbana ou rural), levando-se em conta os aspectos da infraestrutura, formas de organização, religiosidade, modo de vida e cultura da população e aspectos de cidadania, bem como, de locais de trabalho do setor formal e informal, priorizando as formas de organização e precarização do trabalho. 

Bibliografia
IANNI, Octavio. A questão social. Revista USP. São Paulo, 1989. NETTO, Cinco notas a propósito da 'Questão Social'. In : Temporalis/ Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social . Ano. 2, n.3 (jan/jul.2001). Brasília, DF: ABEPSS, Grafline, 2001. SANTOS, Josiane S. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez,2012. ( Coleção biblioteca básica de serviço social).

Bibliografia Complementar
                        BEHRING, E.R. et al. Questão social e direitos. In: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. NETTO, J.P. Capitalismo e barbárie Contemporânea. Revista Argumentum. Vitória (ES), v. 4, n.1, p. 202-222, jan./jun. 2012 HARVEY, David.et AL. Cidades Rebeldes:passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo:Boitempo, 2013. BRANCO, R.C. A “Questao Social” na origem do capitalismo: Pauperismo e luta operaria na teoria social de Marx e Engels.Dissertação de mestrado do programa de pos-graduação em serviço social da UFRJ, Rio de Janeiro, 2006. Disponivel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/historia/dissertacao/rodrigo_castelo.pdf acesso em 02 de abril de 2017.    
Carregando...