Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Química II ( DQF14584 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
A disciplina pretende construir um processo de discussão acerca dos instrumentos usados para o ensino de Química nas escolas de nível básico .

Ementa
Ensino experimental. Experimentos em Ciências e no ensino de Ciências. Experimentação problematizadora, Concepções CTS (Ciência, tecnologia e sociedade); Temas Químico Sociais; Ensino de Química Analítica para a Escola Básica. 

Bibliografia
1. BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. M.  – “Estratégias de Ensino Aprendizagem, Ed. Vozes, 1988. 2. GIL-PERÉZ, D. & CARVALHO, A. M. P. - "Formacão de Professores de Ciências :Tendências e Inovações” Coleção Questões da Nova Época, v.26, Ed. Cortez, 1995. 3. MIZUKAMI, M.G.N. “Ensino: as abordagens do processo” São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, 1986. 

Bibliografia Complementar
1. MOREIRA, M. A. - “Teorias de Ensino-Aprendizagem,” São Paulo: Ed. Pedagógica Universitária, 1999. 2. BRASIL. Ministério da Educação, EC, Secretaria de Educação Básica, SEB, Departamento de Políticas de Ensino Médio. “Orientações Curriculares do Ensino Médio”. Brasília, MEC/SEB, 2006. 3. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. 4. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002 5. D. GIL-PERÉZ & A. M. P. DE CARVALHO - "Formacão de Professores de Ciências: Tendências e Inovações” Coleção Questões da Nova Época, v.26, Ed. Cortez, 1995.
Carregando...