Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Classificação e Levantamento de Solos ( DPV05370 )
Unidade:
Departamento de Agronomia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Compreender a forma de estruturação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Estabelecer relações entre fatores de formação, atributos do solo e classes de solos. Identificar os solos distribuídos nas paisagens, bem como classificar e interpretar os levantamentos de solo. Utilizar as classificações interpretativas de solos.

Ementa
Princípios básicos de classificação dos solos. Identificação de horizontes e critérios diagnósticos. sistemas taxonômicos de classificação: Americano (USDA/SSS), FAO e Brasileiro. Geografia de solos: o reconhecimento de classes de solos no contexto ambiental. Levantamento de solos - métodos de solos - métodos, tipos e limitações. Mapas de solos.

Bibliografia
EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: Centro Nacional de Pesquisa de Solos/ Serviços de Produção e Informação, 2006. 412p. EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília: Embrapa, 2014. 377p. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2.ed. Rio de Janeiro: Embrapa-CNPS, 1997. 212p. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999. 412p. EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos. Levantamento de reconhecimento de solos do Estado do Espírito Santo. Rio de Janeiro: AMBRAPA-SNLCA, 1978. 461p. LEMOS, R. C. de; SANTOS, R. D. dos. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3. ed. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 1996. 84p. LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. 192p. MONIZ, A. C. (Coord.) Elementos de pedologia. São Paulo: Polígono, 1972. 459p. OLIVEIRA, J. B. de. Pedologia Aplicada. Piracicaba: FEALQ, 2005. 574p. OLIVEIRA, J. B. de; JACOMINE, P. K. T.; CAMARGO, M. N. Classes gerais de solos do Brasil: guia auxiliar para seu reconhecimento. Jaboticabal: FUNEP, 201p. PRADO, H. do. Solos do Brasil: gênese, morfologia, classificação, levantamento, manejo. 3. ed. rev. e ampl. Piracicaba, 2003. 275p. REICHARDT, M.; TIMM, L. C. Solo, planta e atmosfera: conceitos, processos e aplicações. Barueri: Manoel, 2004. 478p. RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B. de; CORRÊA, G. F. Pedologia: base para destinação de ambientes. 4. ed. Viçosa: NEPUT, 2002. 338p.

Bibliografia Complementar
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