Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Produção do Espaço: contradições e conflitos ( GEO14112 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Analisar de maneira crítica as diferentes formas de produção do espaço com o propósito de compreender as contradições, os conflitos e as possibilidades de construir um novo espaço que atenda o interesse coletivo.

Ementa
O processo de produção como mediação da relação sociedade-natureza. A produção das condições gerais de produção e da reprodução do trabalho. Terra, trabalho e técnica. As diferentes formas de propriedade da terra. Relações de trabalho e desenvolvimento da técnica. A produção, a realização e a distribuição do mais-valor. Salário, lucro, juros e renda. O domínio industrial e das finanças na produção do espaço. A atualidade do problema: a produção do espaço como recurso do capital para contornar suas crises, empurrando para frente os conflitos, mas agravando as contradições. Desenvolvimento de projeto de extensão.

Bibliografia
HARVEY, D. Os limites do capital. São Paulo : Boitempo, 2013. MARX, Karl.  O capital:  critica da economia politica. 11. ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987. PEREIRA, Paulo Cesar Xavier.  Espaço, técnica e construção:  o desenvolvimento das técnicas construtivas e a urbanização do morar em São Paulo. São Paulo: Nobel, 1988.

Bibliografia Complementar
CARCANHOLO, Reinaldo A. (Org.).  Capital:  essência e aparência. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. CHESNAIS, François (Org.).  A Finança mundializada:  raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005. 255 p. HARVEY, David.  Condição pós-moderna:  uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 10. ed. -. São Paulo: Loyola, 2001. 349 p. MARTINS, José de Souza.  O cativeiro da terra.  3a ed. - São Paulo: Hucitec, 1986. 157p. OLIVEIRA, Francisco de.  Crítica à razão dualista:  O Ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003. 150 p.
Carregando...