Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TERRITÓRIO E TERRITORIALIZAÇÃO ( GEO14101 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Identificar as transformações do conceito de território na História do Pensamento Geográfico. - Correlacionar conceito de território aos de região e espaço. - Observar a retomada contemporânea do conceito de território, em viés crítico ou cultural, culminando na noção de territorialidade. - Compreender importância do pensamento processual que relaciona o conceito de território ao de territorialização. - Avaliar desenvolvimento territorial como dimensão significativa para se repensar conceitualmente o território.  

Ementa
O conceito de território na História do Pensamento Geográfico. Território e sociedade em Ratzel. Território como complexo relacional em Raffestin. Novas abordagens e concepções de território. Novas territorialidades. Território, Estado e mercado. Do conceito de território ao de territorialização. Ajuste espacial. Autonomização do capital.

Bibliografia
CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. 10.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.   COSTA, Rogério H. da. O mito da desterritorialização: do 'fim dos territórios' à multiterritorialidade. 5. ed., rev Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Bibliografia Complementar
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006. MARX, Karl. O capital: critica da economia politica. . (Os economistas) São Paulo: Abril Cultural, 1983. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Atica, 1993. RATZEL, Friedrich. Ratzel Friedrich: geografia. Sao Paulo: Ática, 1990. SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: EDUSP, 2002.
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