Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Geografia ( GEO14073 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
240
Número de Créditos:
9

Objetivos
Conhecer os principais temas e abordagens do campo da pesquisa em Educação e Geografia. Elaborar problemática de pesquisa com base em revisão de literatura especializada, em relatos de experiências dos sujeitos da educação, no memorial das disciplinas "Pesquisa e Prática em Educação e Geografia" e nas vivências proporcionados pelos Estágios Curriculares Supervisionados de Geografia I e II. Selecionar instrumentos e procedimentos de pesquisa. Planejar e ministrar oficina para alunos e/ou professores da Educação Básica como campo empírico da pesquisa e como atividade de extensão. Elaborar relatório da pesquisa.

Ementa
Elaboração de trabalho de natureza acadêmico-científica, focalizando temáticas relacionadas a conteúdos da Geografia Escolar e seu ensino em contextos educativos, com envolvimento de atores da educação básica em atividade de extensão.

Bibliografia
BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciência sociais. Porto Alegre: Artmed, 2008. HISSA, Cássio Eduardo Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2013. 197 p. VENTURI, Luiz Antonio Bittar (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, SP: Sarandi, 2011. 528 p

Bibliografia Complementar
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. “A ‘revisão da bibliografia’ em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno”. In:  BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006. FERRAÇO, Carlos Eduardo; PEREZ, Carmen Lucia Vidal; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Aprendizagens cotidianas com a pesquisa: novas reflexões em pesquisa nos/dos/ com os cotidianos das escolas. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2008. 177 . SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 22. ed.rev. e ampl. de acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002. 335 p. SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. 319 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Guia para normalização de referências : NBR 6023/2000. Vitória, ES: A Biblioteca, 2001. 45 p.
Carregando...