Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa e Prática em Educação e Geografia I ( GEO14059 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
120
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a importância das diferentes linguagens na educação em Geografia; Analisar como diferentes campos do conhecimento geográfico se apropriam de linguagens para melhor expressar seus temas e problemáticas de pesquisa; Analisar a utilização de diferentes linguagens nas várias etapas da educação básica. Sistematizar conteúdos e metodologias pedagógicas sobre a utilização de diferentes linguagens na educação em Geografia e disponibilizá-los para professores e estudantes da escola básica, como prática de extensão universitária.

Ementa
Práticas com a temática “Diferentes linguagens no ensino de Geografia”, integrando conhecimentos das disciplinas Cartografia Geográfica, Geografias Regionais e Regionalizações, Geologia Geral, Geografia da População, Geografia Cultural e Geotecnologias. Disponibilização de conteúdos pedagógicos como atividade extensionista.Observação: todos os docentes ministrantes das disciplinas mencionadas compartilharão a disciplina Pesquisa e Prática em Educação e Geografia I.

Bibliografia
CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. 3. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2011. 167 p. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola . Campinas-SP: Papiurs, 2012. PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Org.). (Geo)grafias e linguagens : concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013. 391 p.

Bibliografia Complementar
BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2013. 293 p. CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; LEITE, César Donizetti Pereira; CHALUH, Laura Noemi (Org.). Linguagens e imagens: educação e políticas de subjetivação. 1. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii, 2014. 239 p. CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 144 p. NUNES, Flaviana Gasparotti (Org.). Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados, MS: UFGD, 2011. 198 p. VALLADARES, Marisa Terezinha Rosa. Geografia I. Vitória, ES: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2006. 92 p.
Carregando...