Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
As Ciências e a Matemática próprias das Fotografias ( DQF17107 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Capacitar o estudante para o uso ativo e crítico das fotografias, para que ele compreenda tal tecnologia como ferramenta de comunicação, produtora eficiente de informações e elemento largamente utilizado para solução de problemas da sociedade; Mostrar aos estudantes que os elementos fundamentais relacionados à fotografia são aproximadamente constantes, apesar dos diferentes usos que a ferramenta pode ter; Mostrar uma seleção de ferramentas matemáticas úteis à fotografia; Explicar ao estudante como técnicas e estratagemas adicionais, tais como filtragem, uso de contraste em exames médicos e uso de modelos de câmera diferentes a depender do assunto que se deseja fotografar, podem ser incorporados ao ato de fotografar para se obter resultados mais úteis para finalidades específicas;  Realização de ações extensionistas relacionadas aos objetivos desta disciplina.         

Ementa
Natureza da Luz; História da Fotografia; Óptica Geométrica;  Fotografia no espectro da luz visível; Parâmetros de controle fotográfico; Fotografias além do espectro da luz visível; Avaliação de qualidade de imagem; Noções sobre  fotografias nas ciências aplicadas e área de saúde; Execução de ações extensionistas.  

Bibliografia
PALACIN, Vitor P. Fotografia - Teoria e Prática - 1ª edição. Editora Saraiva, 2012. E-book. ISBN 9788502175327. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502175327/. Acesso em: 10 jul. 2023. PEDRINI, Hélio; SCHWARTZ, William R. Análise de imagens digitais : princípios, algoritmos e aplicações. Cengage Learning Brasil, 2007. E-book. ISBN 9788522128365. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522128365/. Acesso em: 10 jul. 2023. ROBERTO SVOLENSKI. Educomunicação e Fotografia. Contentus 161 ISBN 9786557453292. https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/185181/pdf/0 Acesso em: 10 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARECER N.º: CNE/CES 1.304/2001. Dispões sobre as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base . Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf DEYLLOT, Mônica Elizabete C. Física das Radiações: Fundamentos e Construção de Imagens. Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN 9788536520919. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536520919/. Acesso em: 10 jul. 2023. FUNARI, Marcelo Buarque de G.; NOGUEIRA, Solange A.; SILVA, Elaine Ferreira da; GUERRA, Elai. Princípios Básicos de Diagnóstico por Imagem. Editora Manole, 2013. E-book. ISBN 9788520439852. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520439852/. Acesso em: 10 jul. 2023. Starck, Jean-Luc; Murtagh, Fionn; Astronomical Image and Data Analysis. Springer Berlin, Heidelberg, 2013. E-Book: ISBN 978-3-662-04906-8 Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-662-04906-8/ Acesso em: 10 jul. 2023.
Carregando...