Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado IV ( DQF17068 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Realizar pesquisa a respeito da implementação da política de Educação Especial na escola campo de estágio. Desenvolver propostas de ensino que visem contribuir para a inclusão dos Alunos Público-alvo da Educação Especial nas aulas de Física da escola campo de estágio. Compreender os princípios/pressupostos que norteiam Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio e analisar os programas apresentados pela Secretaria de Educação do ES (Eja, Ceeja, Neeja, Encceja). Compreender a importância da avaliação escolar no processo de ensino aprendizagem de Física e elencar suas diferentes formas e objetivos (diagnóstica, processual, cumulativa, formativa, participativa/emancipatória). Conhecer os pressupostos que norteiam os programas de avaliação da educação básica (ensino médio) e analisar os resultados de desempenho dos alunos para a área de Física. 

Ementa
Implementação da política de Educação Especial na escola campo de estágio. Ensino/aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos. Avaliação da aprendizagem no ensino Física. Programas de avaliação da Educação Básica (Ensino Médio). Visita técnica às salas de Atendimento Educacional Especializado de instituições escolares do município e da região e/ou a instituições escolares de atendimento aos Alunos Público Alvo da Educação Especial.

Bibliografia
ALVES, Júlia F. Série Educação - Avaliação Educacional - Da Teoria à Prática. São Paulo: Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-216-2249-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2249-9/. Acesso em: 16 jul. 2023. LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. São Paulo: Cortez, 2013. E-book. ISBN 9788524921063. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524921063/. Acesso em: 16 jul. 2023. SIQUEIRA, Antônio R.; GUIDOTTI, Viviane. Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Grupo A, 2017. E-book. ISBN 9788595020535. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020535/. Acesso em: 16 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file . Acesso em: 16 jul. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf . Acesso em: 16 jul. 2023. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Plano Estadual de educação do Espírito Santo. Vitória. Secretaria de Educação, ES: SEC. LOPES, Joseuda B C.; LOPES, Daiane D.; LEITE, Vania A M.; et al. Educação inclusiva. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595028661. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028661/. Acesso em: 16 jul. 2023. SCARINCI, Anne L.; DIAS, Valéria S.; CANO, Márcio Rogério de O. Física Coleção A reflexão e a prática no Ensino Médio. São Paulo: Editora Blucher, 1905. E-book. ISBN 9788521211846. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521211846/. Acesso em: 16 jul. 2023.
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