Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado III ( DQF17067 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
Analisar ações educativas desenvolvidas em espaços não escolares de educação. Analisar as possibilidades, os limites e os desafios das práticas educativas em espaços não escolares. Elaborar propostas para a divulgação da Física em espaços nãos escolares (mostras, feiras, exposições, oficinas, entre outros)  Elaborar propostas para a divulgação da Física a partir da interculturalidade de saberes e práticas. Desenvolver pesquisa com o objetivo de identificar conhecimentos populares/tradicionais e sua integração no ensino de Física

Ementa
Gestão da educação em espaços não escolares de aprendizagem. Espaços não escolares e divulgação científica. As potencialidades e as limitações dos espaços não escolares na promoção da aprendizagem em Física. Planejamento/organização de visitação a espaços não escolares. Interlocuções entre os saberes populares/tradicionais e científicos no contexto do ensino de Física. Visita técnica a espaços não escolares de aprendizagem (comunidades tradicionais, museus, parques, planetários, entre outros).

Bibliografia
BES, Pablo; TOLEDO, Maria E. R O. Gestão de processos educacionais não escolares. Porto Alegre: Grupo A, 2020. E-book. ISBN 9786581492656. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581492656/. Acesso em: 16 jul. 2023. GOHN, Maria da G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. v.1. (Coleção questões da nossa época). São Paulo: Cortez, 2013. E-book. ISBN 9788524921230. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524921230/. Acesso em: 16 jul. 2023. NASCIBEM, Fábio G. O saber popular e o saber científico: uma convergência possível?. São Paulo: Editora Blucher, 2022. E-book. ISBN 9788580394230. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580394230/. Acesso em: 16 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file . Acesso em: 16 jul. 2023. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2012. E-book. ISBN 9788522114078. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522114078/. Acesso em: 16 jul. 2023. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Plano Estadual de educação do Espírito Santo. Vitória. Secretaria de Educação, ES: SEC. MENDONÇA, Antônio da S.; DIAS, Gabriel da C. O Centro de Ciências: Uma Ferramenta para Aprendizagem Científica Informal na Prática Docente. São Paulo: Editora Blucher, 2016. E-book. ISBN 9788580391428. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580391428/. Acesso em: 16 jul. 2023. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PARECER N.º: CNE/CES 1.304/2001. Dispões sobre as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.
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