Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( DQF17066 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer os paradigmas contemporâneos de currículo e suas implicações para o ensino de Física. Compreender a importância do livro didático de física enquanto forma de sistematização dos conteúdos curriculares a serem abordados e como suporte para o aluno. Compreender a importância do planejamento no trabalho docente e diferenciar planejamento curricular, planejamento de ensino e plano de aula. Reconhecer diferentes tipos de conteúdo (conceituais, procedimentais, atitudinais) e sua relação com a aprendizagem da Física. Elaborar propostas de atividades a serem realizadas na escola tendo como base a Educação das Relações Étnico-Raciais e do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Física

Ementa
Currículo de Física na Educação Básica. Livro didático no ensino de Física. Planejamento curricular, planejamento de ensino e plano de aula. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de Física. Educação das Relações Étnico-raciais, Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e o ensino de Física.

Bibliografia
MASSENA, Elisa P.; RODRIGUEZ, Andrei Steveen M. Reconfiguração Curricular no Ensino de Ciências. Unijuí: Editora Unijuí, 2021. E-book. ISBN 9786586074536. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586074536/. Acesso em: 16 jul. 2023. PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1a ed. ,Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. ISBN: 9788522110629. Acesso em: 16 jul. 2023. SANTOS, Edméa. Série Educação - Currículos - Teorias e Práticas . São Paulo: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 978-85-216-2143-0. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2143-0/. Acesso em: 16 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file , Acesso em: 16 jul. 2023. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004. https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_interdisciplinares/diretrizes_curriculares_nacionais_para_a_educacao_das_relacoes_etnico_raciais_e_para_o_ensino_de_historia_e_cultura_afro_brasileira_e_africana.pdf , Acesso em: 16 jul. 2023. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio C.; SASSERON, Lúcia H.; et al. Ensino de física (Coleção Ideias em Ação). São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. E-book. ISBN 9788522126477. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522126477/. Acesso em: 16 jul. 2023. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Caderno orientador para a educação das relações étnico-raciais no Espírito Santo / Gerência de Educação do Campo Indígena e Quilombola (GECIQ) da Secretaria de Estado da Educação. Vitória, ES: A Secretaria, 2023. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Raízes: educação das relações étnico-raciais / Gerência de Educação do Campo Indígena e Quilombola (GECIQ) da Secretaria de Estado da Educação. Vitória, ES: A Secretaria, 2022.
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