Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( DQF17065 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
100
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender a escola enquanto instituição histórica e social e os elementos que a constituem. Identificar as concepções e princípios que orientam o desenvolvimento da gestão escolar na escola campo de estágio. Analisar o modelo de organização administrativa da escola campo de estágio e o papel da coordenação pedagógica e do(a) gestor(a) escolar.  Analisar o projeto político-pedagógico (ou documento semelhante) com vistas a identificar as concepções que fundamentam as ações pedagógicas na escola campo de estágio.  Compreender os princípios/pressupostos que norteiam Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola.

Ementa
Princípios da Instituição Escolar. Organização Administrativa e Gestão Escolar. Projeto Político-Pedagógico (PPP). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e seus desdobramentos (Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola). Ética na docência. Visita técnica a instituições escolares voltadas à educação indígena e/ou educação quilombola e/ou educação do campo. 

Bibliografia
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores . São Paulo. Avercamp, 2006. ISBN 9788589311373. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. ISBN 9788524919718. SANT´ANNA, Geraldo J. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN 9788536522319. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522319/. Acesso em: 16 jul. 2023.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file Acesso em: 16 jul. 2023. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Plano Estadual de educação do Espírito Santo. Vitória. Secretaria de Educação, ES: SEC. ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Educação das relações étnico-raciais e modalidades indígena e quilombola / Gerência de Educação do Campo Indígena e Quilombola (GECIQ) da Secretaria de Estado da Educação. Vitória, ES: GECIQ/SEDU, 2022. MARTINS, Aracy A.; ANTUNES-ROCHA, Maria I.; MARTINS, Maria de Fátima A. Territórios educativos na educação do campo – Escola, Comunidade e Movimentos Sociais. São Paulo: Grupo Autêntica, 2012. E-book. ISBN 9788582178478. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178478/. Acesso em: 16 jul. 2023. NOGUEIRA, Nilbo R. Projeto Político-Pedagógico (PPP) - Guia Prático para Construção Participativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. E-book. ISBN 9788536522326. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522326/. Acesso em: 16 jul. 2023.
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