Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física IV ( DQF17093 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Problematizar a prática docente no que se refere às questões do ensino de Física para o público alvo da Educação Especial. Compreender o contexto do ensino de física para alunos em medidas socioeducativas com privação da liberdade.  Elaborar, desenvolver e avaliar recursos didáticos relacionados ao Ensino de Física para o público alvo da Educação Especial, bem como para as demais questões de inclusão, como o ensino de física para alunos em medidas socioeducativas com privação da liberdade.  Planejar e ministrar aulas, no ambiente da disciplina, utilizando os conteúdos  abordados na ementa. 

Ementa
Elementos da teoria de Henry Wallon. O ensino de Física para o público alvo da Educação Especial. O Ensino de Física para a diversidade. O ensino de Física para alunos em medidas socioeducativas com privação da liberdade. 

Bibliografia
DE LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K. ; DANTAS, H. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo, Summus editorial, 2019. MAGALHÃES, R. C. B. P. (Org.). Educação inclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Liber Livro, 2011. 183 p. (Série formar) ISBN 9788579630477 (broch.) BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. 192 p. ISBN 9788577060115 (broch.)

Bibliografia Complementar
TOLCHINSKY, Liliana et al. Processos de aprendizagem e formação docente em condições de extrema diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2004. ISBN 85-363-0316-6.MANZINI, Eduardo José (org .). Linguagem, Cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília, SP: Marília Publicações, 2001. ISBN 85-88390-06X. LOPES, Joseuda B C.; LOPES, Daiane D.; LEITE, Vania A M.; et al. Educação inclusiva. Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595028661. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028661/. Acesso em: 11 jul. 2023. MITTLER, Peter. Educação Inclusiva. Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788536311883. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536311883/. Acesso em: 11 jul. 2023. BAPTISTA, Claudio R.; BOSA, Cleonice. Autismo e educação. Grupo A, 2002. E-book. ISBN 9788536310640. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536310640/. Acesso em: 11 jul. 2023. STECANELA, Nilda (Ed.). Ler e escrever a vida: trajetórias de jovens em privação de liberdade. Educs, 2012. Disponível: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/5887/pdf/0?code=Z7Qq0RpFIGIqCeF2qHWQ5ES+JJNay7ow7XJu6hbgmKSnyOKQoeN3YvU6aLJPGYQkCtLNRsEOy2c59JliDmHxcg==. Acesso em: 11 jul. 2023. CANDAU, V. M. F. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GKr96xZ95tpC6shxGzhRDrG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 03/06/2023
Carregando...