Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física III ( DQF17092 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Elaborar Sequências Didáticas e materiais didáticos que abordem história e filosofia da Ciência para o ensino de Física na Educação Básica. Compreender o papel da abordagem histórico-filosófica no ensino de Física. Elaborar, desenvolver e avaliar atividades e materiais para divulgação científica, pautados nos elementos da disciplina.  Compreender a especificidade do ensino de ciências em espaços não formais. Planejar e ministrar aulas, no ambiente da disciplina, utilizando conteúdos abordados na ementa.

Ementa
Ensino de Física em espaços formais, informais e não formais de educação; Abordagem histórico-filosófica no ensino de Física. O uso de textos históricos, teatro científico e material paradidático como recursos didáticos para o ensino de Física. Atividade de campo: visita a algum espaço formal e/ou espaço informal e/ou espaço não formal de educação.

Bibliografia
MENDONÇA, A. S.; DIAS, G. C. O Centro de Ciências: uma ferramenta para aprendizagem científica informal na prática docente. Editora Edgard Blucher Ltda, 2016. WARD, Helen; RODEN, Judith; HEWLETT, Claire; et al. Ensino de ciências., Grupo A, 2009. E-book. ISBN 9788536322292. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536322292/. Acesso em: 11 jul. 2023. SANTOS, Luciane Mulazani dos. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de História da Física e da Matemática. Curitiba, Editora Intersaberes, 2013. 

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. Disponível em: Bem-vindo a Biblioteca Digital da Cengage Learning Brasil, Cengage Learning Brasil, 2012. CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. Didática de ciências: o ensino aprendizagem como investigação. São Paulo, SP: Ed. FTD, 1999. 190 p. (Conteúdo e metodologia). ISBN 9788532242464 (broch.) MOLINA, H. A. Museus e lugares de memória. Editora: Paco e Littera, Edição: 1ª, 316p, 2018.  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; RICARDO, Elio C.; SASSERON, Lúcia H.; et al. Ensino de física (Coleção Ideias em Ação). Cengage Learning Brasil, 2018. E-book. ISBN 9788522126477. Disponível em:  https://cengagebrasil.vitalsource.com/#/books/9788522126477/. Acesso em: 11 jul. 2023. SILVA, O. H. M. Tópicos especiais de história da física e da matemática e de seu ensino. Editora: Contentus, Edição: 1ª, 93p. 2020. 
Carregando...